23 agosto 2006


Estudando a poesia


A partir de hoje, o Dragão do Mar é sede da Oficina de Poesia ministrada pelo jornalista e poeta Heitor Ferraz Mello. A atividade integra a programação da Bienal Fora da Bienal.

A cidade respira literatura e acompanha de perto as novidades em livros e publicações do gênero. O espírito da VII Bienal Internacional do Livro do Ceará chegou também ao Dragão do Mar, que participa da feira com uma programação paralela, a Bienal Fora da Bienal. Durante três dias, a poesia é foco de uma oficina voltada para a produção contemporânea brasileira. Tendo à frente o jornalista e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), Heitor Ferraz Mello, as aulas apresentam aos alunos a variedade de textos e autores que faz parte do panorama da poesia mundial, percorrendo outras culturas e valores, além de caracterizar a importância histórica dessa vertente literária. O público-alvo das atividades abrange pessoas que desenvolvam trabalhos e pesquisas nas áreas de poesia, literatura e seus gêneros, além de estudantes, professores e autores com publicações inéditas ou não.
O programa da oficina é dividido em cinco módulos, com atividades baseadas em leituras de poemas construídos a partir de notícias de jornal, de conversas informais cotidianas, textos líricos e reproduções do dia-a-dia urbano. Todas as leituras são levadas a uma mesa de discussão e comentadas em sala de aula pelo facilitador assim como pelos participantes. A produção de poemas, incentivada ao longo do período da oficina, também faz parte das atividades, estimulando a criatividade dos alunos e despertando novas leituras e interpretações sobre a arte da literatura.
A cada leitura e comentário realizados, o público pode exercitar sua percepção e compreender diversos aspectos estruturais dos poemas, desde suas métricas e ritmos até seus conteúdos. Após este embasamento, o participante é capaz de construir uma bagagem poética que servirá de referência para futuras leituras e produções na área. O entendimento contextual da poesia na contemporaneidade é absorvido ao longo da oficina com suas nuances e linguagem próprias, dentro do universo da palavra e da imagem de cada autor. O intuito primordial dessa atividade é oferecer ao aluno mecanismos de compreensão e interpretação das muitas leituras que o mundo da poesia oferece ao leitor.
Heitor Ferraz Mello é autor do livro “Coisas imediatas (1996-2004)”, uma reunião de todos os seus cinco livros, e esteve à frente, recentemente, de outra oficina de poesia na capital paulista, durante o encontro “Poesia e Prosa e Vice-versa” ocorrido no Sesc Consolação. Natural da França, o escritor veio muito jovem para o Brasil, onde se formou em Jornalismo pela PUC – SP e trabalhou como editor de livros. Sua estréia como poeta aconteceu no ano de 1996, com o livro de poemas “Resumo do Dia”.

Serviço: Oficina de poesia com Heitor Ferraz Mello. De hoje, 23, ao dia 25, das 18h30min às 21h30min, na Sala de Aula do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Mais informações: (85)3488.8600

****Cadastros****

A SECULT está cadastrando os profissionais da cultura do Estado. O objetivo é informar quem são, o que fazem e onde estão os artistas, técnicos, gestores, produtores entre outros profissionais que atuam nas diversas áreas do campo da cultura. O cadastro é destinado a pessoas físicas e jurídicas (empresas e entidades). A secult disponibilizará um sistema de informações on line que abrigará um banco de dados com os cadastrados e será publicado o Catálogo dos Profissionais da Cultura do Ceará, um veículo de informação pioneiro no Estado que tem o caráter de utilidade pública e certamente contribuirá para o mercado de produtos e serviços culturais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lá venho eu, do meu URL novo, depois do barraco no Blogspot. Como sempre, gosto de me manter informada sobre a terra da avô da minha mãe. Vou republicar meu post sobre o Raimundo Fagner.

Um beijo pra você e parabéns como sempre pelo seu blog.

Anônimo disse...

já disse:
teus lábios são preces lapidadas