24 agosto 2006

CRIANÇAS DA CASA GRANDE
"Música são os sons que a gente escuta na natureza, música é o silêncio de Deus."A Casa Grande é um centro cultural que estuda a arqueologia e a mitologia do Vale do Cariri, criado por Alembergue Quindins e Roseane em Nova Olinda, no Ceará, divisa com Pernambuco. Surgiu como um projeto de pesquisa dos sons e das lendas da Chapada do Araripe. Uma antiga casa foi restaurada e tornou-se o “Memorial do Homem Cariri”. As crianças foram chegando, aprendendo as músicas e as histórias e hoje elas são responsáveis pela manutenção da casa e a direção das suas atividades.
A maior parte dos Meninos da Casa Grande é de filhos de agricultores e trabalha também na lavoura. Na Casa Grande encontram escolinha de arte, biblioteca, gibiteca, cordelteca, brinquedoteca. À medida que crescem, vão assumindo mais responsabilidades e participam da rádio e tv comunitárias, das bandas, das danças e das atividades e serviços da casa.
“A chapada do Araripe é a terra prometida dos índios do nordeste. Anualmente todos os índios, todos os pajés se reuniam aqui para falar a respeito da sabença que ia se praticar durante todo o ano, que planta ia plantar, medicina, tudo isso.”
Nova Olinda está localizada a 540 km a sul de Fortaleza, no Vale do Cariri, sertão cearense. Sua população é um pouco maior que 11 mil habitantes. A cidade foi desmembrada do município de Santana do Cariri em 14/03/1957, e recebeu este nome em homenagem à cidade pernambucana de Olinda.
VEJAM O DOCUMENTÁRIO AQUI ....
***************************************************

3 comentários:

Zé Carlos disse...

Oi Lalic@, que linda matéria a respeito do nosso nordeste...
Obrigadão pela dice visita e suaves palavras.
Venha sempre pois aqui é muito bem-vinda.
Um beijo do amigo, ZC

Kafé Roceiro disse...

Lilica,
As cidades que ficam muito distantes do litoral sofrem muito com a pobreza. Ja morei no Nordeste, é uma coisa que deixa a gente chateado, por que no litoral é muita fartura, a medida que se entra pro sertão é muita diferença social.
Linda reportagem...
Beijos do Kafé.

Alice disse...

nossa, que paraíso heeheh
Diferenças culturais são os pontos mais marcantes desse país tão lindo...
bjks