31 agosto 2006

Canindé

A maior peregrinação dedicada a São Francisco, fora de Assis, terra natal italiana do santo dos pobres, acontece em Canindé. Cerca de 2,5 milhões de pessoas visitam o lugar na semana reservada a São Francisco das Chagas, que geralmente acontece de 26 de setembro a 4 de outubro, dia do padroeiro.


A devoção é tão forte que o Vaticano concedeu à Igreja de São Francisco de Canindé o status de basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo. O maior santuário franciscano no continente americano também está em Canindé, cidade do sertão central do Ceará localizada a 115 km de Fortaleza.


A maioria dos agradecimentos dos fiéis são feitos através de uma expressão típica da cultura religiosa nordestina, os ex-votos, objetos feitos geralmente em madeira, que representam o resultado positivo da promessa ou pedido atendido pelo santo.

Muitas celebrações a São Francisco acontecem no anfiteatro da Praça do Romeiro. A Praça conta ainda com museu, zoológico e parque ecológico. O visitante vai encontrar ainda artesanato baseado em artigos religiosos como terços, fitinhas, velas, medalhas e imagens.


A romaria ao Santuário de São Francisco em Canindé se destaca pelo caminho que o fiel deve percorrer. Mas em vez dos cenários do Velho Mundo, o peregrino terá diante de si a magnífica paisagem sertaneja. Ao longo do percurso, iniciado em Fortaleza, o viajante irá conhecer a fauna e a flora do semi-árido, tomar banho em açudes e riachos, e desfrutar da hospitalidade das fazendas da região. Nas comemorações pelo Dia de São Francisco do ano passado, foi inaugurada em Canindé , a estátua com 30,25 metros de altura em homenagem ao santo, que é o padroeiro da cidade. Segundo a Igreja Católica e o governo do Ceará, é a maior estátua sacra do mundo.A estátua fica no alto de um monte, o Alto do Moinho, e é maior que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que mede 25 metros de altura (38 incluindo o pedestal). Para chegar até lá, foi necessária a construção de um acesso de 540 metros.


O principal acesso a Canindé, saindo de Fortaleza, é a BR-020.

2 comentários:

Anônimo disse...

nas mãos a alegoria dos pássaros. ei neguinha: tenho outra casa. vide endereço

Anônimo disse...

Olá...
Muito interessante esse post... e... como sempre... muito ilustrado...
É como se estivéssemos visitando o local...
Beijos...