07 abril 2006

Choro de pai pra filho

O jovem Marinaldo, neto de Walter Macaúba e filho de Macaúba do Bandolim carrega nas veias a excelência rítmica do chorinho. Bandolinista de sangue e carteirinha, o músico se apresenta neste domingo no Espaço Rogaciano Leite Filho.

Neto e filho de peixe. Aos 20 anos de idade, Marinaldo Carmo da Silva impressiona platéias e afirma seu espaço nos palcos instrumentais brasileiros. Seu avô, Walter Macaúba, um chorão bandolinista nas horas vagas, influenciou o filho José Felipe Macaúba, um dos maiores talentos do bandolim nacional na atualidade. Com o ritmo das cordas correndo pelas veias, Marinaldo aprende a tocar bandolim aos 15 anos de idade, mas claro, já trazia de ouvido os acordes e vibrações do instrumento. Cresceu ao som de Jacob do Bandolim, Pixinguinha e dos banquetes harmônicos ofertados aos ouvidos de quem acompanhava as rodas de chorinho do pai. Sem muita demora, o jovem bandolinista torna-se profissional, integra grupos de chorinho de Fortaleza e acompanha músicos renomados como o maestro Tarcísio Sardinha. Com vasto repertório, Marinaldo do Bandolim, como foi apelidado o novo chorão, apresenta sua música neste domingo, 9 de abril, no Espaço Rogaciano Leite do Centro Dragão do Mar, às 19 horas.

O show oferece composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo, e dos cearenses Tarcísio Sardinha, Fabio Cláudio e de Macaúba. Acompanhado de Davi, no violão de 7 cordas, Luiz José no cavaquinho e Gildo no pandeiro, Marinaldo representa a nova gerações de instrumentistas que prima pela sobrevivência da boa música brasileira. “Queremos ajudar a imortalizar o choro”, explica o prodígio. Marinaldo comenta sobre a grande quantidade de músicos que gostam e desejam aprender o chorinho, mas os espaços de divulgação não comportam esse público. “Tem muita gente nova tocando bandolim, cavaquinho, pandeiro. Essa gente tem que ser ouvida. Eles precisam tocar, ensaiar e participar das rodas de chorinho”, enfatiza o jovem, que passou pelo grupo Choromingando, onde gravou CD, e pelo Grupo de Chorinho da Funcet, dirigido por Tarcísio Sardinha.

Atual integrante do grupo Samba da Gente, o bandolinista revela suas metas musicais e não esconde a idolatria pelo pai. “Quero gravar chorinho, tocar chorinho, viver do chorinho, mas sempre através das composições de meu pai. Quero divulgar as músicas dele”, orgulha-se. E o pai Macaúba, autodidata consagrado pela excelência técnica no domínio do bandolim, também mostrará sua virtuosidade ao público do Espaço Rogaciano Leite Filho. Porém, os independentes bandolinistas não dividirão o palco. É que Macaúba se apresenta no domingo seguinte, 23 de abril, data de nascimento do músico Pixinguinha, compondo o Mês do Choro, evento organizado pelo Dragão do Mar.

Serviço: Mês do Choro, evento em comemoração ao Dia Nacional do Chorinho, 23 de abril. Shows aos domingos de abril, no Espaço Rogaciano Leite Filho, às 19hs. Entrada Franca. Dia 9 – Marinaldo do Bandolim; dia 16 - Receita de Choro; dia 23 – Macaúba; dia 30 - Carlinhos Patriolino. Outras informações: (85) 3488.8600.

Programe-se.....

*CLÁSSICO DO FUTEBOL CEARENSE - CEARÁ x fortaleza

Dia :09/04 as 16:00Segunda partida da final entre CEARÁ e fortaleza . Onde o CEARÁ joga com vantagem do empate , pois ganhou a primeira partida po 1 x 0. Saldações Alvinegras.

*Hamilton de Holanda Quinteto

Dia :10 /04

Loca; Teatro José de Alencar

Horario : 21:00
O show faz parte da turnê de lançamento do CD BRASILIANOS, que é uma homenagem a música brasileira contemporânea. Com um repertório composto por músicas do bandolinista Hamilton de Holanda e releituras de Procissão de Gilberto Gil e Trenzinho do Caipira de Villa-Lobos.
R$10,00 (inteira)
*******************************************************************************

Um comentário:

benechaves disse...

Olá Shirley: esse menino (pode-se dizer) vai longe, hein?! Sorte pra ele que com apenas 20 anos tem a fama ancestral. E que tenha muito sucesso! Boa a programação do dia 23 do corrente, se eu tivesse aí...O Hamilton Holanda é uma sumidade, esteve aqui em Natal.
Uma feliz Páscoa e que tenha na mesa muito chocolate.

Beijos achocolatados...