


O jovem Marinaldo, neto de Walter Macaúba e filho de Macaúba do Bandolim carrega nas veias a excelência rítmica do chorinho. Bandolinista de sangue e carteirinha, o músico se apresenta neste domingo no Espaço Rogaciano Leite Filho.
Neto e filho de peixe. Aos 20 anos de idade, Marinaldo Carmo da Silva impressiona platéias e afirma seu espaço nos palcos instrumentais brasileiros. Seu avô, Walter Macaúba, um chorão bandolinista nas horas vagas, influenciou o filho José Felipe Macaúba, um dos maiores talentos do bandolim nacional na atualidade. Com o ritmo das cordas correndo pelas veias, Marinaldo aprende a tocar bandolim aos 15 anos de idade, mas claro, já trazia de ouvido os acordes e vibrações do instrumento. Cresceu ao som de Jacob do Bandolim, Pixinguinha e dos banquetes harmônicos ofertados aos ouvidos de quem acompanhava as rodas de chorinho do pai. Sem muita demora, o jovem bandolinista torna-se profissional, integra grupos de chorinho de Fortaleza e acompanha músicos renomados como o maestro Tarcísio Sardinha. Com vasto repertório, Marinaldo do Bandolim, como foi apelidado o novo chorão, apresenta sua música neste domingo, 9 de abril, no Espaço Rogaciano Leite do Centro Dragão do Mar, às 19 horas.
O show oferece composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo, e dos cearenses Tarcísio Sardinha, Fabio Cláudio e de Macaúba. Acompanhado de Davi, no violão de 7 cordas, Luiz José no cavaquinho e Gildo no pandeiro, Marinaldo representa a nova gerações de instrumentistas que prima pela sobrevivência da boa música brasileira. “Queremos ajudar a imortalizar o choro”, explica o prodígio. Marinaldo comenta sobre a grande quantidade de músicos que gostam e desejam aprender o chorinho, mas os espaços de divulgação não comportam esse público. “Tem muita gente nova tocando bandolim, cavaquinho, pandeiro. Essa gente tem que ser ouvida. Eles precisam tocar, ensaiar e participar das rodas de chorinho”, enfatiza o jovem, que passou pelo grupo Choromingando, onde gravou CD, e pelo Grupo de Chorinho da Funcet, dirigido por Tarcísio Sardinha.
Atual integrante do grupo Samba da Gente, o bandolinista revela suas metas musicais e não esconde a idolatria pelo pai. “Quero gravar chorinho, tocar chorinho, viver do chorinho, mas sempre através das composições de meu pai. Quero divulgar as músicas dele”, orgulha-se. E o pai Macaúba, autodidata consagrado pela excelência técnica no domínio do bandolim, também mostrará sua virtuosidade ao público do Espaço Rogaciano Leite Filho. Porém, os independentes bandolinistas não dividirão o palco. É que Macaúba se apresenta no domingo seguinte, 23 de abril, data de nascimento do músico Pixinguinha, compondo o Mês do Choro, evento organizado pelo Dragão do Mar.
Serviço: Mês do Choro, evento em comemoração ao Dia Nacional do Chorinho, 23 de abril. Shows aos domingos de abril, no Espaço Rogaciano Leite Filho, às 19hs. Entrada Franca. Dia 9 – Marinaldo do Bandolim; dia 16 - Receita de Choro; dia 23 – Macaúba; dia 30 - Carlinhos Patriolino. Outras informações: (85) 3488.8600.
Programe-se.....
*CLÁSSICO DO FUTEBOL CEARENSE - CEARÁ x fortaleza
Dia :09/04 as 16:00Segunda partida da final entre CEARÁ e fortaleza . Onde o CEARÁ joga com vantagem do empate , pois ganhou a primeira partida po 1 x 0. Saldações Alvinegras.
*Hamilton de Holanda Quinteto
Dia :10 /04
Loca; Teatro José de Alencar
Horario : 21:00
O show faz parte da turnê de lançamento do CD BRASILIANOS, que é uma homenagem a música brasileira contemporânea. Com um repertório composto por músicas do bandolinista Hamilton de Holanda e releituras de Procissão de Gilberto Gil e Trenzinho do Caipira de Villa-Lobos.
R$10,00 (inteira)
*******************************************************************************
Joaquim Pessoa de Araújo, o Mestre Juca do Balaio, era o mais antigo brincante em atividade no maracatu de Fortaleza, desfilou seu balaio de frutas tropicais, feito escravo de ganho entoando pregões, animou o carnaval de Fortaleza e contribuiu para a consolidação do maracatu como o mais legítimo representante da cultura tradicional do povo da capital cearense.
Nascido no dia 30 de janeiro de 1923, na cidade de Cedro, filho de Joaquim Pessoa de Araújo e Francisca Pessoa Lima, foi criado com o costume de participar constantemente dos folguedos populares, batendo perna para acompanhar e ver de perto reisados, bandas cabaçais, cantorias, caretas, dança de boi, queimação do Judas e dramas nos quintais e nas calçadas. Sua participação no carnaval de rua em Fortaleza, como brincante de maracatu, aconteceu pela primeira vez em 1939, com o Mestre Juca integrando o cordão de índios. Compositor e tirador de loas, desfilava como balaieiro no Maracatu Az de Ouro desde 1970, época em que, brincando no Maracatu Rei de Paus, reuniu-se a Zé Rainha e outros brincantes para realizar uma antiga vontade de Raimundo Alves Feitosa, o Raimundo Boca Aberta, e trazer de volta aos desfiles o Maracatu Az de Ouro, obtendo reconhecimento popular e emprestando sua larga experiência ao folguedo na confecção de fantasias, alegorias e adereços, além de criar temas, enredos e loas.
Em julho de 1997 foi homenageado como a grande personalidade do VIII Festival des Folclores du Bray-Dunes, região norte da França, onde esteve como convidado da delegação cearense que mostrou o maracatu na Europa, reunindo brincantes do Maracatu Vozes d´África e os artistas Calé Alencar, Descartes Gadelha, Sandra Veloso e Marcos Melo. Durante a excursão, Mestre Juca apresentou seus requebros e equilibrou seu vistoso balaio por várias cidades francesas, a exemplo de Bray-Dunes, Calais e Dunkerke, e também em Bruges, na Bélgica. Nesse mesmo ano recebeu o Diploma de Mérito Cultural da Fundação Cultural de Fortaleza, em solenidade realizada no Anfiteatro Lauro Maia, por ocasião do Dia Nacional da Cultura e da Ciência.Mestre Juca exerceu os cargos de presidente do Maracatu Az de Ouro e da Federação das Agremiações Carnavalescas do Ceará, época em que o carnaval de rua de Fortaleza deu um salto qualitativo sem precedentes e, ao final de sua gestão, em março de 2003, inaugurou a sede própria da Federação.
Mestre Juca do Balaio participou como compositor e tirador de loas em inúmeros espetáculos musicais, atuando ao lado de cantores, compositores e grupos musicais cearenses como Calé Alencar, Dilson Pinheiro, Pingo de Fortaleza e Maracatu Vigna Vulgaris, tendo registrado sua voz brejeira e suas loas nos discos Maracatus & Batuques, Olha o Meu Emblema e Cai Na Gandaia e Mestre Juca do Balaio, O Tirador de Loas, lançados pelo selo Equatorial Produções. Em 2003, ano da homenagem prestada pelo Maracatu Az de Ouro em plena avenida, comemorando os 80 anos de seu mais antigo brincante com o tema Mestre Juca do Balaio, Um Artista Cearense, Um Cidadão Brasileiro, criação de Calé Alencar, o mestre Juca recebeu do Governo do Estado título de mestre da cultura popular, representando os demais mestres cearenses, em solenidade no Palácio da Abolição.
Programe-se.....
*ALPHA BLONDY e ANDREAD JÓ
Dia: 07/04
Local: Biruta - Fortaleza-ce
Uma noite histórica de muito Reggae MusicAlpha Blondy(um dos maiores nome do Reggae Mundial) e ANDREAD JÓ(apresentando músicas novas já do segundo CD que está sendo gravado ) e também Banda Kayangaço e Dj Biruta
* ZECA BALEIRO
Dia :08/04
Local : Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro
Hora: 20:00 e 22:00
*CLÁSSICO DO FUTEBOL CEARENSE - CEARÁ x fortaleza
Dia :09/04 as 16:00
Segunda partida da final entre CEARÁ e fortaleza . Onde o CEARÁ joga com vantagem do empate , pois ganhou a primeira partida po 1 x 0. Saldações Alvinegras.
*******************************************************************
Praça do Ferreira (antes)
Fortaleza que se instalava a 13 de abril de 1726 nascia com os atributos reais de promover o aumento da Capitania do Ceará Grande, de administrar justiça aos seus moradores e de cuidar do bem-comum, guardando em tudo as ordens e fiel vassalagem d'el-rei, seu criador.Edificada sob as graças de Nossa Senhora da Assunção e já considerada bela pela sua fortuna topográfica, Fortaleza haveria de firmar-se como uma fada urbana, capaz de encantar por seus contornos de sua privilegiada natureza.Com o passar do tempo, descobria-se outro atributo estético de Fortaleza: o de musa inspiradora dos poetas e musicistas nascidos em seus berços esplêndidos ou vindos de outras terras, atraídos pelas suas nuances tropicais e pela sua vocação hospitaleira.
Praça do Ferreira ( hoje)
...Banhada pelo sol o ano inteiro, a orla é adornada por areias brancas e macias, e belos coqueirais. Essa paisagem também é usufruida dos edifícios e hoteis elegantes da avenida beira-Mar...A loira desposada do sol crescente evoluiu em todos os sentidos, mas continuou insinuante e cada vez mais bela, seduzindo o turista pela sua formosura e atraindo os homens de negócios pelas suas potencialidades econômicas.O visitante que chega a Fortaleza, hoje uma metrópole com 2 milhões de habitantes admirada por turistas do mundo inteiro, dificilmente imagina que, em seus primórdios, ela parecia ter poucas chances de evoluir.Enquanto Capitania, O Ceará não recebia atenção alguma. Sua ocupação de fato foi iniciada por Martim Soares Moreno, o capitão português que serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance "Iracema" de José de Alencar
Programe-se.....
*ALPHA BLONDY e ANDREAD JÓ
Dia: 07/04
Local: Biruta - Fortaleza-ce
Uma noite histórica de muito Reggae MusicAlpha Blondy(um dos maiores nome do Reggae Mundial) e ANDREAD JÓ(apresentando músicas novas já do segundo CD que está sendo gravado ) e também Banda Kayangaço e Dj Biruta
* ZECA BALEIRO
Dia :08/04
Local : Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro
Hora: 20:00 e 22:00
*CLÁSSICO DO FUTEBOL CEARENSE - CEARÁ x fortaleza
Dia :09/04 as 16:00
Segunda partida da final entre CEARÁ e fortaleza . Onde o CEARÁ joga com vantagem do empate , pois ganhou a primeira partida po 1 x 0. Saldações Alvinegras.
*******************************************************************