20 março 2006

Cego Zé Oliveira

José de Oliveira nasceu cego e aprendeu a tocar rabeca com o pai.
Durante muito tempo atuaram em dupla, cantando e tocando rabeca, até a morte do pai, aos 86 anos, em 1997. Chegaram a gravar um disco juntos.
Hoje em dia, eventualmente, faz dupla com um primo, também cego. Costuma apresentar-se em feiras do Nordeste, principalmente em Juazeiro do Norte (Ceará), onde vive, mas já tocou no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, na Praça da Sé, em São Paulo, na Praça Nosso Senhor do Bonfim, em Teresina, no Parque do Bombeiro, em Belém, na Praça José de Alencar, em Fortaleza, e em vários pontos de Salvador (Baixa do Fiscal, Baixa do Sapateiro, Praça Sete de Setembro, Terreiro de Jesus e São Joaquim).
Assista aqui....
Programe-se....
*Projeto Pixinguinha volta a trilhar pelas cidades
O Projeto Pixinguinha aporta em Fortaleza neste mês de março para animar o público com o bom samba do grupo carioca Jongo da Serrinha, do músico mineiro Tavinho Moura e do sambista Xangô da Mangueira. O show acontece na quinta-feira, 23, no Anfiteatro do Dragão do Mar, às 20 horas. Especializado em resgatar a cultura ancestral afro-brasileira, o Jongo da Serrinha difunde ritmos de origem angolana, como jongo, lundu e umbanda. Já Tavinho Moura, integrante do Clube da Esquina, movimento que no início dos anos 70 projetou nomes como Milton Nascimento e Beto Guedes, é dono de um repertório prolífico. Figura lendária do samba carioca, Xangô da Mangueira é um dos principais integrantes da Velha-Guarda da Mangueira, e já teve suas músicas gravadas por Clementina de Jesus, Clara Nunes e Martinho da Vila.

*Jorge Vercillo na Praça Verde
O cantor e compositor Jorge Vercillo volta a Fortaleza para apresentar o show Signo de Ar, dia 24 de março, na Praça Verde do Dragão. Esse é o sexto trabalho de Vercillo e que, segundo o próprio artista, suas composições foram “nascendo na estrada”, durante as turnês de apresentações em 2004. Signo de Ar é uma a renovação da sonoridade do cantor. No CD homônimo, dez faixas revelam um repertório variado, do dançante à MPB tradicional. Produzido por Torcuato Mariano e DJ Memê, o cd traz programações eletrônicas e rock, além das parcerias com Ana Carolina, Dudu Falcão e Nico Resende. No show, o cantor traduz essas interpretações e promete um agradável reencontro com o público de Fortaleza. A abertura do show ficará a cargo de Cacau Brasil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá...
De todas as personalidades... só ouvi falar do meu xará...
Não ligue não... eu sempre fui (desde criança)... ligado apenas em música internacional...
Beijos...

Anônimo disse...

seu caderno é essencial. informar as vertigens que rondam nas estradas da capital cearense. continue e diga das belezas e diga do fogo. sim. gosto do som da rabeca e por coincidência tenho um disco com a participação do cego oliveira. mande mais

Anônimo disse...

Olá, meu anjo, desculpa pela demora em comentar aki, mas estou organizando a vida e peguei um gripão, to doída de tanto tossir...
Mas as coisas por aki continuam 10, espero ter mais tempo agora para visitar os amigos.
Mtas bjoks

benechaves disse...

Oi, Shirley: boas informações, boas informações! Desde o velho cego com seu parceito tb cego ao projeto Pixinguinha, que existe aqui em Natal. Olha: tem um conto te esperando e um poema de uma amiga.

Beijos projetados...