17 fevereiro 2006

LOAS AO BALAIEIRO

Mestre Juca do Balaio

Desfilando desde 1940 (o Áz de Ouro existe desde 1936), Mestre Juca do Balaio, atualmente, passa por problemas de saúde. Os amigos, como uma maneira de retribuir toda a sabedoria e vivacidade adquiridas ao longo dos anos, resolveram chamar para si a responsabilidade e o resultado da empreitada foi visto nesta quarta (15), no Theatro José de Alencar (Centro)
MESTRE Juca do Balaio recebeu homenagem em show beneficente

Caninha Verde - Mestra Dona Gerta


Se o assunto é carnaval em Fortaleza, ele com certeza é a primeira figura a ser lembrada. Porte imponente, o grande balaio de frutas e a cara preta de fuligem dividindo espaço com a grande barba branca são o que, à primeira vista, caracterizam Joaquim Pessoa de Araújo, 83 anos, mais conhecido na avenida por Mestre Juca do Balaio. Tendo mais de 60 anos dedicados ao maracatu, ele - que já foi, inclusive, presidente do Áz de Ouro - foi recentemente reconhecido como um dos Mestres da Cultura no Estado pelo ministro baiano. Desfilando desde 1940 (o Áz de Ouro existe desde 1936), Mestre Juca, atualmente, passa por problemas de saúde.

Boi Ceará - Mestre Zé Pio


Com toda a renda revertida para o tratamento do balaieiro, o show Homenagem a Mestre Juca do Balaio contará com a presença de vários artistas. A começar no pátio interno, as boas-vindas da noite serão feitas pela Caninha Verde do Mucuripe, sob o comando da mestra Gerta, e pelo Boi do Mestre Zé Pio. Logo após, foi a vez do palco principal receber o próprio Mestre que, chegando pelo elevador, ouviu a solene batida do nosso maracatu.

Pingo de Fortaleza e Maracatu Vigna Vulgares


Os humoristas Veia Cômica e Ruanito, David Duarte, Calé Alencar & Maracatu Nação Fortaleza, Décio Brandão, banda Maracatu Vigna Vulgaris, Sávio Leão, Pingo de Fortaleza & Áz de Ouro, completaram a homenagem. Ao final, um pequeno grito de carnaval foi dado tendo à frente a banda Couro e Metais.

Mais Imagens:


O discípulo e o Mestre

Ele chora ao lado do mestre que o abençoa fazendo o sinal da cruz

O agradecimento do Mestre ao público e amigos que estiveram presente.

*******************************************************************************

5 comentários:

Anônimo disse...


Lilica,

ler seus textos e admirar as fotos que os acompanham me deixam com a sensação de, de alguma forma, estar presente, participando dos shows e das homenagens que você tão bem descreve! Parabéns pela generosidade de dividir conosco, divulgando todo esse conhecimento e toda essa cultura.

benechaves disse...

Olá Shirley: bom vc divulgar a cultura de sua terra. E ainda com as belas fotos que vc tirou. Grato pelo aviso de tal homenagem ao mestre maior.Gostaria de ter estado aí para participar de eventos desta natureza.

Beijos musicais...

Anônimo disse...

Lilica, querida

O link não entra em seu blog simplesmente porque ele está escrito errado.

Veja: você digitou ele assim: http://www.imagensesons.blogspot.com/

Repare que "blogspot" está escrito "blospot". É só concertar.

Muito legal o post sobre Mestre Juca do Balaio. Não o conhecia.

Beijão.

benechaves disse...

Oi, Shirley: agora consegui entrar com o endereço que vc deixou. Deu tudo certo, ok?

Um beijo certeiro...

Anônimo disse...

Oi, Shirley!!!!Entrei hj no seu blog e vi essas fotos lindas da homenagem ao Mestre Juca do Balaio, no TJA. Foi como se eu estivesse lá, é um pena ter perdido. Bjs