24 outubro 2006


FAROL DO MUCURIPE
O Farol do Mucuripe foi construído em 1840 e fica próximo ao Cais do Porto, que tem o mesmo nome. Foi desativado e conservado, servindo de sede ao Museu do Jangadeiro ou Museu de Fortaleza.
Museu do Jangadeiro Construído em 1840, o Farol Velho foi desativado há muito tempo e restaurado pela primeira vez em 1982 para sediar o Museu do Jangadeiro. É um monumento que relembra os tempos da colonização, quando muitos navegadores portugueses e espanhóis aportaram em nossas praias.
Segundo os historiadores, foi na Ponta do Mucuripe que o espanhol Vicente Pinzon aportou em fevereiro de 1500, antes da chegada de Pedro Álvares Cabral. O Farol do Mucuripe tem um passado importante no período da colonização. Em 1981, as ruínas de um antigo forte de quase 200 anos foram descobertas atrás do farol. Acredita-se que pertençam ao Forte São Luiz, construído em 1801, no governo de Bernardo Manuel de Vasconcelos, primeiro governador do Ceará, depois que a província tornou-se independente de Pernambuco. A descoberta das ruínas teve um significativo valor histórico, uma vez que o Forte São Luiz é considerado, pelos historiadores, como a segunda mais antiga edificação do Ceará.
O espaço da Cobertura que serve como mirante, com acesso por uma escada em forma helicoidal, também foi reformado. Vale a pena fazer um esforço de subir os 90 degraus de escada que levam ao topo do farol, pois lá em cima se pode contemplar toda a beleza paisagística da orla marítima. O acesso ao Farol Velho foi melhorado com o asfaltamento e drenagem realizados em sua volta. Com a reforma o equipamento passou a fazer parte do patrimônio da Emcetur. Inaugurado como museu em 1990, tem em foco a história de Fortaleza. Seu acervo reúne reproduções de desenhos, pinturas, fotografias, plantas, maquetes, trechos de romances e relatos de visitantes, que registram épocas que vão do período colonial (com a presença dos holandeses e portugueses na região), até os dias de hoje. Organizam exposições temporárias sobre o tema, mostrando os principais monumentos e acontecimentos que marcaram a cidade, além de seu desenvolvimento até a época atual. No espaço do museu, às quartas das 14 às 18 horas e sábados das 8 às 12 horas, é realizado um passeio com guia até a Estação Eólica de Fortaleza, onde são apresentados vídeos, com a história e evolução dessa estação - a energia eólica gerada pelos quatro cata-ventos é suficiente para abastecer cerca de 3 mil casas.
LUPE DUAILIBI
18:30 – Praça Mestre Pedro Boca Rica - Teatro José de Alencar
Lupe Duailibi canta Cássia Eller

Poucas mulheres a viver no concorrido mercado da música da noite em Fortaleza. Ela consegue misturar doçura e agressividade, leveza e intensidade. Passeia por tons graves e agudos como quem brinca com a própria voz. Sua música está entre o Pop e a MPB. Lupe se encontra em fase de divulgação do cd “Lupe Acústico – O Vermelho.”, com quatro composições dela, duas regravações e a nova geração de compositoras cearenses. O cd vem com algumas belas baladas e todo o swing do violão de Lupe, que agora trás sua identidade musical bem definida, algo assim como um harmonioso mosaico da influência sofrida por Marisa Monte, Ana Carolina, Adriana Calcanhoto e Cássia Eller.
Gratuito

Um comentário:

tina oiticica harris disse...

Me impressonou muito a história do farol do Mucuripe. Aprendi muito e deve mesmo ser uma viagem visitá-lo.