27 outubro 2006

Arte pelos sulcos

Cerca de 160 obras de importantes artistas gráficos brasileiros, como Maria Bonomi, Oswaldo Goeldi e Sérvulo Esmeraldo são exibidas no Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar. A mostra integra a II Bienal Internacional Ceará de Gravura
O Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar exibe, a partir do dia 26 de outubro, quinta-feira, às 19h, cerca de 160 gravuras de artistas plásticos de diferentes regiões do país. Os trabalhos integram a II Bienal Internacional Ceará de Gravura e estão organizados em quatro mostras: Gravura Contemporânea Brasileira, Expressionismo na Obra de Oswaldo Goeldi, A Obra Gráfica de Sérvulo Esmeraldo e Sala Maria Bonomi . O evento é promovido pela Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Ceará, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e tem por objetivo a bordar e difundir a linguagem da gravura em suas amplas manifestações artísticas.
Gravura Contemporânea Brasileira t raz uma seleção da instigante produção artística atual guardada em acervo do MAC. Com curadoria de Ricardo Resende, a mostra questiona os limites desta arte gráfica nos seus desdobramentos na contemporaneidade e apresenta alguns dos artistas que se destacam nesse meio “popular” de expressão, como Regina Silveira, Claudio Murabac, Eduardo Eloy, entre outros de igual importância para a compreensão da gravura produzida no país
A segunda mostra que recebe destaque no Museu de Arte Contemporânea, Expressionismo na Obra de Oswaldo Goeldi, revela a contribuição deste artista moderno para a linguagem gráfica no país. Os 40 trabalhos de sua autoria que entram em cartaz no MAC pela Bienal mostram a sua capacidade para traduzir, com profundidade, a solidão humana através do mínimo uso de incisão sobre madeira e da economia de cores. O resultado de sua obra pode ser vista em imagens de forte expressão e dramaticidade que retratam seres anônimos perambulando pela cidade do Rio de Janeiro durante a década de 1930.
Sérvulo Esmeraldo, cearense, e Maria Bonomi, italiana de nascimento e brasileira por opção, também emprestam seus talentos gráficos à II Bienal da Gravura no Ceará. Três salas do Museu são dedicadas às 50 obras dos artistas. O trabalho de Sérvulo revela seu peculiar processo de criação que une uma figuração expressionista ao gênero totalmente geométrico dos anos 70. Já em Bonomi, as obras mostram a renovação da linguagem e conceito contemporâneo de gravura através da construção de grande matrizes gráficas.
Mostra Paralela O Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe também no dia 26 de outubro, através do projeto Artista Invasor, a poética da Artista Cláudia Sampaio na instalação CONFISSÕES. A artista traz para dentro de um cubo branco recortes das suas experimentações. A instalação é revelada em contínua metamorfose e construção, revelando-se a cada interferência um novo trabalho, um novo acréscimo, uma nova leitura de uma sintaxe de vida.
Serviço: II Bienal Internacional Ceará de Gravura - Cerca de 160 gravuras de artistas plásticos brasileiros são exibidas no Museu de Arte Contemporânea. Artista Invasor - A artista plástica Cláudia Sampaio participa do projeto com a instalação confissões. As mostras ficam em cartaz de 26 de outubro a 7 de janeiro. Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 14h às 22h. Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia). Aos domingos a entrada é grátis. Informações: 3488.8600

I Campeonato Paraolímpico Escolar Brasileiro
Provas acontecerão dias 26 e 27 de outubro, na Unifor

De 24 a 27 de outubro, será realizado em Fortaleza o I Campeonato Paraolímpico Escolar Brasileiro de Atletismo e Natação, uma realização do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), em parceria com Ministério do Esporte e apoio da Secretaria de Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv) e da Universidade de Fortaleza (Unifor). A competição visa promover uma ampla mobilização da juventude brasileira com deficiência em torno do esporte e será um dos primeiros resultados do projeto Paraolímpicos do Futuro, lançado pelo CPB para incentivar a prática de atividades esportivas entre crianças e jovens com deficiência na escola.
De acordo com o coordenador de esporte escolar do CPB, Vanilton Senatore, o campeonato será o primeiro evento organizado pelo Comitê Paraolímpico destinado a estudantes com deficiência, que competirão sob as regras oficiais das modalidades oferecidas. “Neste ano, estamos trabalhando com dois projetos que se complementam: o Paraolímpicos do Futuro, que levará o conhecimento e a prática do esporte paraolímpico para dentro das escolas, e o Brasileiro Paraolímpico Escolar, que servirá como um termômetro de tudo o que foi aprendido pelos alunos”, explica Senatore. O campeonato é aberto a todos os estados da federação e cada um deles tem 24 atletas inscritos, sendo 12 para natação e 12 para atletismo. As despesas de alimentação e hospedagem estão a cargo do Comitê Paraolímpico Brasileiro. A Unifor recebe o I Campeonato Paraolímpico Escolar Brasileiro de Atletismo e Natação, colocando o Nordeste mais uma vez no mapa do atletismo nacional. Para o Chefe da Divisão de Atividades Desportivas da Unifor, professor Carlos Augusto, este é um momento histórico, já que o Estádio de Atletismo da Unifor sediará uma competição que acontece pela primeira vez no Brasil e na América do Sul. “É uma satisfação muito grande receber atletas paraolímpicos de todo o país, nesse momento muito especial e significativo para o esporte nacional.
Mais informações no site http://www.cpb.org.br/

Prêmio Unifor de Literatura 2006
Cultivo e valorização da poesia

Lançado no dia 17 de outubro, durante o Mundo Unifor, o concurso Prêmio Unifor de Literatura, que premia autores de textos inéditos, está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro. A iniciativa tem como objetivo incentivar a criação literária como forma de promoção do hábito de leitura e divulgar novos escritores no seio da sociedade através da publicação de suas obras. O concurso é dividido em duas áreas: Obra Inédita, que terá como prêmio uma viagem a Washington para visitar a Biblioteca Nacional do Congresso Americano; e Trabalhos Inéditos, cuja premiação será, para o autor classificado em 1º lugar, uma viagem ao Rio de Janeiro para visitar a Biblioteca Nacional e, para os autores classificados entre o 2º e o 30º, lugar a publicação de seus trabalhos em uma coletânea.
As inscrições podem ser efetuadas na Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Fortaleza, Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz – Fortaleza/CE, CEP: 60811-391. As inscrições também poderão ser feitas pelo correio. Mais informações pelo telefone 3477.3373

Um comentário:

benechaves disse...

Oi, amiga: outras boas informações culturais a gente pesca por aqui. Sempre é bom um pulinho neste espaço para tomarmos um 'banho' de sabedoria nas artes em geral.

Um beijo culto...