22 maio 2006

Saem selecionados do Cine Ceará
O Cine Ceará chega à 16° edição anunciando alargar os horizontes. O evento passa à categoria de Festival Ibero-Americano de Cinema e traz para a Mostra Competitiva de Longa-Metragem nove produções estrangeiras da Argentina, México, Espanha, Equador, Venezuela, Chile, Portugal, Peru e Cuba. O festival ainda ganha três dias a mais de programação e rende homenagem à produtora Globo Filmes
Onze longa-metragens foram selecionados para a Mostra Competitiva do 16º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, entre os dias 30 de maio e 8 de junho, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro. São quatro longas a mais do que o ano passado. A lista inclui nove filmes estrangeiros, da Argentina, México, Espanha, Equador, Venezuela, Chile, Portugal, Peru e Cuba, em produções individuais ou co-produções com outros países, e dois filmes brasileiros, As Tentações do Irmão Sebastião, do cineasta cearense José Araújo, que abre a programação do Festival, e Agostinho da Silva - Um Pensamento Vivo, de João Rodrigo Mattos, da Bahia. Dos 11 selecionados, 10 são inéditos no Brasil. Ao todo, foram inscritos 93 longas metragens, sendo 56 de países ibero-americanos e 37 brasileiros.
A organização do evento anuncia alargar os horizontes a partir desta edição. O evento, até então nacional, passa à categoria de Festival Ibero-Americano de Cinema e a contar com 10 dias de programação, três a mais do que nas edições passadas. "Essa mudança se deve, passados esses 15 anos, ao amadurecomento do festival e a ligação profunda com escola internacional de Cuba (Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los BaÀos). Eu e Marcos Moura (cineasta cearense e chefe da cátedra de direção da escola cubana) fomos alunos da primeira geração da escola. Em cima dessa relação, surgiram vários contatos", conta diretor da Casa Amarela e cineasta cearense Wolney Oliveira. Segundo ele, essa ampliação é também uma forma de se diferenciar dos demais eventos que acontecem no país. "Hoje temos 120 festivais no Brasil. E todo dia aparece outro", diz. "Queremos ocupar o espaço internaciobnal como um grande festival", assegura.
Os 11 longas da mostra principal foram selecionados por uma comissão coordenada pela curadora Patricia Martín, representante no Brasil da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los BaÀos, de Cuba, pela cineasta e produtora Patrícia Baía, além de Wolney Oliveira. O cineasta explica porque apenas dois filmes brasileiros entraram para a mostra competitiva de longas. "Isso tem uma lógica. Eu não posso fazer um festival Ibero-Americano e botar metade dos filmes brasileiros", justifica. Para o diretor, o fato de filmes nacionais competirem na mesma mostra com estrangeiros é uma forma de valorizar o talento local. "O cinema brasileiro não tem nada a desejar a nenhuma cinematografia", defende. Os longas selecionados concorrem a um prêmio principal de U$ 10 mil (dez mil dólares) e ainda ao Troféu Eusélio Oliveira nas categorias Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte, Ator e Atriz. Para a mostra em Curta Metragem, composta por filmes nacionais, foram selecionadas 26 produções, de um total de 350 inscritos. Doze são ficção (três cearenses), nove documentários (outras três produções cearenses), quatro animações e um vídeo experimental. A comissão julgadora foi formada pela cineasta Margarita Hernandez, pelo produtor cultural Franzé Santos e pelo realizador Tiago Therrien.
Na programação deste ano uma novidade, é a Mostra Globo Filmes, que rende homenagem à produtora nacional e exibe sete de suas produções, entre as maiores bilheterias brasileiras dos últimos dez anos. Além da Mostra, o Modelo de Co-Produção da Globo Filmes será tema de seminário do diretor executivo da produtora Carlos Eduardo Rodrigues. "Apesar de muita gente criticar, o papel da Globo Filmes é fundamental para a retomada do público do cinema brasileiro. O lado bom é muito maior do que os problemas", diz Wolney. Segundo o diretor, existe uma certa "xenofobia" que deveria acabar. "É um império, mas é um império brasileiro", diz. "O cineasta brasileiro tem que botar na cabeça de vez que o cinema não sobrevive sem a televisão", justifica.
Como nas edições anteriores, o 16º Cine Ceará vai agregar às Mostras Competitivas uma programação de seminários, oficinas, lançamentos de livros e mostras especiais, voltadas para a produção do cinema nacional, e agora, também, ibero-americano. Estão confirmadas as mostras paralelas Olhar do Ceará, com apresentações dos curtas-metragens cearenses não selecionados para a mostra competitiva; e as quatro Mostras Sociais que incluem: Cinema nos Bairros, com exibições de filmes em bairros de Fortaleza; "Cinema no Interior", que levará filmes para municípios do interior do Ceará; "O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece", voltado para crianças de escolas públicas; e Mostra da Melhor Idade, direcionada para idosos atendidos por lares e abrigos.
A partir do dia 15 de maio, o credenciamento para o 16º Cine Ceará poderá ser feito no quiosque do Serviço Social do Comércio (Sesc) montado na Praça do Ferreira em frente ao Centro Cultural Sesc Severiano Ribeiro, no Centro de Fortaleza, na Casa Amarela Eusélio Oliveira e postos credenciados. Os interessados devem trocar 1 kg (um quilo) de alimento não-perecível pela credencial que dará direito a acompanhar as mostras competitivas e paralelas em todos os locais de exibição, exceto para as solenidades de abertura e encerramento. Os alimentos arrecadados serão doados ao projeto "Mesa Brasil Sesc - Amigos do Prato", uma iniciativa do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/Ceará) parceiro do Cine Ceará.

DONA ZEFINHA EM SÃO PAULO

A D. Zefinha vai estar em São Paulo de 01 a 15 de Junho de 2006 participando do Salão de Turismo e realizando alguns outros shows na passagem por SP, fiquem atentos e convidem a todos. Um grande abraço da família Zefinha!

3 comentários:

benechaves disse...

Shirley: boas informações eu sempre pesco aqui. E hoje com o 16º Cine Ceará e trazendo grandes novidades. Valeu pelo grau cultural que tenho quando venho cá em busca de atrativos.

Beijos cinematográficos...

Anônimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anônimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»