01 março 2008

IRMÃOS ANICETO E ORQUESTRA ELEAZAR DE CARVALHO
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) promove o reencontro da banda cabaçal Irmãos Aniceto com a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec), no próximo sábado (01), a partir das 19h, e no domingo (02) às 18h. O encontro renderá o registro em DVD no centenário palco do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento vinculado à Secult.

A banda cabaçal Irmãos Aniceto e a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho se apresentaram juntos pela primeira vez há seis anos. O último encontro ocorreu no Festival de Música da Ibiapaba, em julho do ano passado, quando o Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, desafiou-os para a gravação de um DVD conjunto.

Dirigido pelo cineasta carioca Sérgio Rezende (de "Zuzu Angel" e "Onde anda você"), este será o primeiro registro em DVD deste encontro musical que reafirma a diversidade cearense e a união da sonoridade popular e erudita. O vídeo tem previsão de lançamento para julho de 2008. O DVD será exibido em escolas públicas, fóruns regionais de cultura pelo interior, universidades e festivais de audiovisual, e deve ficar pronto ainda no primeiro semestre de 2008, depois de passar por três meses de edição. Ao todo serão prensadas cerca de 2 mil unidades de DVD.
O produto contará com três extras de até 30 minutos, além do espetáculo musical. O primeiro vai mostrar o dia-a-dia dos Irmãos Aniceto na zona rural do Crato, cidade natal da banda, e tocando em festas na região do Cariri. O segundo extra versa sobre o trabalho da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, que completou 10 anos de atividade artística em 2007. Já o terceiro apresenta as dependências e contará um pouco da história do Theatro José de Alencar, maior equipamento cultural do Estado, e que completará 100 anos em 2010. Serão seis câmaras digitais que farão, nas palavras do diretor Sérgio Rezende, “um registro impecável, à altura dos Irmãos Aniceto, que há mais de 50 anos viram meninos quando sobem ao palco”.

O espetáculo é aberto ao público, respeitando a capacidade máxima da casa (750 espectadores).
Serviço: Gravação de DVD dos Irmãos Aniceto e da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho Sábado (01/03), às 19h e Domingo (02/03), às 18h Palco principal do Theatro José de Alencar Entrada franca.
Histórico:Banda Cabaçal Irmãos Aniceto A banda cabaçal dos Irmãos Aniceto, formada por instrumentos de sopro e percussão, entre pífanos, zabumba e caixa fabricados por eles mesmos, surgiu com o agricultor José Lourenço da Silva, o Aniceto, que transmitiu seus conhecimentos musicais para filhos e netos, todos descendentes dos índios Cariri. As composições, todas de autoria dos Irmãos Aniceto, têm inspiração no trabalho da roça e na observação do cotidiano da vida do sertão. A família toca marchas, galopes, modinhas e rodas. Em 2004, o Mestre Raimundo Aniceto foi reconhecido pela Secretaria da Cultura como Mestre da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará.
Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho tem dez anos de atividades artísticas de música de concerto. O projeto é a principal ação da área musical da Secretaria da Cultura, viabilizado pelo Sistema Estadual da Cultura, com apoio de Coelce e Oi Futuro. Segundo Marcio Landi, regente e diretor artístico desde a criação da Orquestra, o grupo conquistou ao longo desta década maturidade musical, firmando-se como um conjunto de formação flexível e versátil, abordando amplo repertório – de Bach aos principais compositores dos séculos XIX e XX – e oferecendo programas que combinam a música tradicional de concerto com obras menos convencionais.
Set list do espetáculo:
Parte I - Orquestra Eleazar de Carvalho Mulher Rendeira, de Radamés Gnatalli Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira Ajubete jepê amo mbarê, de Liduíno Pitombeira Concerto para orquestra de cordas e percussão, Camargo Guarnieri

Parte II – Encontro Irmãos Aniceto e Orquestra Eleazar de Carvalho Marcha de Chegada Alvorada Cabocla Forró do Mestre Antônio Bendito de São José Marcha Rebatida Choro Esquenta Muié Baião Velho Forró Pesado Baião Pesquisador

Parte III – Banda Cabaçal Irmãos Aniceto Baião Trancelim Severino Brabo Dança do Marimbondo Briga do Galo Marcha Saideira Quilariô

Um comentário:

benechaves disse...

Olá!

Passando aqui tb para te ver e desejar-lhe uma ótima semana, tanto no lado pessoal quanto profissional.

Um beijo de retorno...