18 setembro 2007

Congresso de Folclore
discute diversidade, educação, políticas públicas e direitos culturaisCongresso discutirá estudos recentes que investigam as dificuldades atuais das culturas populares, favorecendo uma compreensão do povo brasileiro.

Acontece, a partir de hoje, terça-feira (18), prosseguindo até sábado (22), das 8 às 21h, o 13° Congresso Brasileiro de Folclore, no Sebrae-CE, à Av. Monsenhor Tabosa, 777, e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


A iniciativa é da Comissão Cearense de Folclore e conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), e da Comissão Nacional de Folclore.Com o tema “Folclore – Diversidade, educação, políticas públicas e direitos culturais”, esta edição do congresso busca trazer à tona, estudos recentes que investigam as dificuldades atuais das culturas populares, favorecendo uma compreensão do povo brasileiro. O 13o Congresso Brasileiro de Folclore discutirá também sobre o direito intelectual do portador do folclore, assunto voltado para as diretrizes da Unesco e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.O evento tem caráter acadêmico e cultural, e traz uma programação composta de cursos, palestras, mesas redondas, oficinas, grupos de trabalho e apresentações culturais.


Inscrições e acesso à programação do congresso através do site www.vceventos.com.br/folclore2007.Mais informações na assessoria de comunicação da Funcet (3105.1386), falar com Adriana Albuquerque ou Emmanuel Nogueira.



6º Nóia – Festival de Cinema Universitário está com inscrições abertas

“A cidade e suas Nóias”, é o tema da sexta edição do Festival de Cinema e Vídeo Universitário - Nóia. O tema deste ano pretende discutir as particularidades que as cidades têm para cada um de seus habitantes, as várias “cidades” escondidas em cada rua, em cada pensamento e as possibilidades de reinvenção da realidade urbana através do audiovisual. As inscrições para participar do Festival que acontece no pernema e Vcom festivalnoia. com) já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro. Estudantes universitários de todo o país podem participar do Nóia, inscrevendo produções em vídeo ou película. O tema para a postagem de material é livre e podem concorrer as seguintes categorias: ficção, documentário, animação, experimental e videoclipe. As inscrições são gratuitas e os curtas concorrem ao Troféu Nóia.

Cada estudante pode inscrever, no máximo, dois trabalhos para concorrer ao Troféu Nóia. O regulamento completo e os procedimentos para efetuar a inscrição constam no site oficial do Festival (http://www.festivalnoia.com/). O Festival acontece, entre os dias 03 e 08 de dezembro, no Cine Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O Nóia, que foi o único Festival cearense de cinema agraciado pelo Edital de Cultura da Petrobras, em 2007, firmou-se como um dos mais importantes festivais de cinema e vídeo independente do País, incentivando a participação de centenas de jovens produtores, advindos de um dos espaços de maior fluência da criação: a universidade. Somente no ano passado, o Festival contou com 130 inscrições de todo o País, sendo 23 delas cearenses, um recorde. O 6º Nóia é organizado pela Dínamo Vox Comunicação e Produção Cultural, com co-realização do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


Contatos:
Júnior Ratts, coordenador geral do Nóia (85) 8747.4650;
Virna Paz, coordenadora de produção do Nóia (85) 9947.5777.
noia_festival@ yahoo.com. br
www.festivalnoia. com

Mais informações
Falar com Paulo Jr. Pinheiro, (85) 9994.2821; ou Luana Amorim, (85) 8836.5570, da AMPLA Assessoria de Comunicação, (85) 3227.0863. E-mails: http://br.f345.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=paulojr@amplassessoria.com.br e http://br.f345.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=luana@amplassessoria.com.br

Um comentário:

benechaves disse...

Shirley:
vc meio que abandonou um pouco o seu espaço, não? Espero que esta volta seja pra valer. Mas, não reclamo de barriga cheia não... ela até que tá meio seca(rs).
Olha: como sempre, boas informações por aqui. Só desejo que elas continuem.
Posso te chamar de Lilica? Acho mais carinhoso, não é mesmo?

Um beijo presente...