13 junho 2006

CEARÁ TAMBÉM NA COPA

Como amante do futebol( não somente em Copa) não poderia deixar de falar no Brasil. Além do Ceará o Brasil tbm mora em meu coração. ( foto ficou legal !!!!)

MCC e MIS abrem exposição Memórias da Cidade

Com curadoria de Valeria Laena, a mostra, organizada pelo Memorial da Cultura Cearense (MCC) e pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), reúne fotografias e documentos da capital cearense entre as décadas de 1880 e 1950.

O Memorial da Cultura Cearense (MCC) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) abrem, dia 28 de abril, a exposição Memórias da Cidade. Com curadoria de Valeria Laena, a montagem reúne fotografias da capital cearense entre as décadas de 1880 e 1950. O recorte temporal da exposição foi feito a partir das transformações sofridas na cidade a partir do final do século XIX. O processo de modernização das ruas da capital cearense transformou não somente o cenário urbano assim como incorporou novos comportamentos nos cidadãos. Fortaleza ganha novos serviços e equipamentos urbanos. Os primeiros automóveis começam a circular pelas ruas pavimentadas. Até a década de 1950 nota-se uma alteração da relação entre espaço e transeunte.
Memórias da Cidade desperta diálogos com a vida e antropologia dos sentimentos assim como dos objetos, a partir da construção da urbanidade. O imaginário se funde a realidade através de montagens fotográficas que apontam para uma trajetória ou uma maneira humana de viver. “Este acervo que está sendo montado busca pensar os lugares perdidos da memória local. Pretende-se aqui pensar políticas de valorização do que pode ser bom para a capital cearense”, diz a curadora Valéria Laena.
PalestrasDurante as quartas-feiras de maio e junho, o Memorial da Cultura Cearense e o Museu da Imagem e do Som promovem ainda uma série de encontros entre apaixonados pela cidade no Caminhos da Memória: Diálogos sobre Fortaleza. Olhares diferentes sobre a mesma cidade – ou sobre as cidades dentro de uma mesma cidade – servem de mote para acadêmicos e memorialistas. Em dedos de prosa, os convidados discutem a capital cearense, sua história e paradoxos. O primeiro encontro, que acontece dia 3 de maio, traz uma conversa entre o historiador Sebastião Rogério Pontes e o memorialista Nirez sobre a Bélle Époque em Fortaleza. A fala de abertura é da diretora do MCC e curadora da exposição Memórias da Cidade, Valéria Laena.

Serviço: Memórias da Cidade, no Memorial da Cultura Cearense (MCC).
De terça a domingo, das 14h às 22h.
Ingresso: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia).
Aos domingos a entrada é gratuita.
Outras informações: 3488.8611

Nenhum comentário: