17 abril 2007

Fortaleza comemorou ontem seu aniversário de 281 anos. O palco da festa foi a Praça do Ferreira, que recebeu atrações durante o dia e a noite. Belchior, Ednardo e Quinteto Agreste foram algumas das apresentações que o fortalezense assistiu para encerrar as comemorações em homenagem à cidade

Belchior se tornou oficialmente cidadão de Fortaleza somente no ano passado. Sobralense de nascimento, o compositor já se sentia um fortalezense antes mesmo da honraria. "Somos de uma geração que sempre se identificou com Fortaleza, que sempre fez músicas que homenageassem essa cidade", contou, minutos antes de subir ao palco e celebrar, junto com quatro mil pessoas, o aniversário de 281 anos da capital cearense. Além de Belchior, estiveram ontem na Praça do Ferreira, no Centro, os cantores Ednardo, Roger, Teti, Edmar Gonçalves, Stélio Valle e Kátia Freitas, além do Quinteto Agreste. Todos cantaram sucessos marcantes, que tão bem retratam a aniversariante. Teti emocionou o público ao falar das velas do Mucuripe, "que vão sair para pescar". "Nós, o Pessoal do Ceará, resgatamos compositores que vieram antes de nós e influenciamos os que nos sucederam, os sucessos continuam", explica. A festa promovida pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet) começou mais cedo com maracatus, cortejos e apresentações que levaram festa ao Centro da cidade durante todo o dia. De acordo com Fátima Mesquita, presidente da Funcet, a comemoração foi feita por pessoas que trabalham pela cidade o ano inteiro. "São os pontos altos das nossas políticas públicas", ressalta.

09 abril 2007

Pôr-do-Sol Musical Especial Choro

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta o Pôr-do-Sol Musical Especial Choro, em comemoração ao Dia Nacional do Choro, 23 de abril. A data é homenagem ao nascimento do compositor Pixinguinha. Durante todo o mês de abril, o Dragão apresenta shows de artistas variados com participação especial do mestre Macaúba.
Aos domingos, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre

Dia 01 – Regional Cordas que Falam Grupo formado a partir do Programa Brasileirinho, da Rádio Universitária, atualmente apresenta recitais e concertos em importantes espaços culturais. Nesse espetáculo, o recital Chorões e Chorinhos , apresenta um repertório expressivo, inspirado em chorinhos de grandes compositores.

Dia 08 – Grupo Receita de Choro Composto por jovens músicos oriundos da UECE, recebem influência de grandes nomes da música popular brasileira como Dilermando Reis, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Época de Ouro, Altamiro Carrilho, entre outros.

Dia 15 – Marinaldo do Bandolim Filho e neto de músicos, Marinaldo do Bandolim, descobriu aos 15 anos a aptidão para a música. Teve sua estréia no Programa Choramingando, onde participou da gravação do 1º CD do grupo.

Dia 22 – Macaúba Músico autodidata e presença indispensável nas rodas de choro da nossa cidade. Ele é novamente convidado especial nesse mês dedicado ao choro. O Dragão do Mar presta homenagem a este grande representante da primeira expressão musical brasileira.

Dia 29 – Carlinhos Patriolino Dono de uma musicalidade inconfundível na forma de tocar bandolim, Carlinhos Patriolino desenvolve um trabalho autoral que revela sua herança sonora marcadamente brasileira, cujas principais influências estão na música de mestres como Jacob do Bandolim e Pixinguinha.

05 abril 2007

TEATRO JOSÉ DE ALENCAR
Dia 12 e 13 abril

Às 21h - Mobilis

Espetáculo da Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes – Edisca. Direção: Dora Andrade

Local: palco principal.

R$ 5,00 (estudante) e R$ 10,00


dias 14 e 15

Às 18h e 20h Mobilis

Espetáculo da EdiscaLocal: palco principal. R$ 5,00 (estudante) e R$ 10,00



Dragão do Mar recebe a Caravana Funarte


O Dragão do Mar comemora o Dia Mundial da Dança, 29 de abril, abancando a Caravana Funarte durante todo o mês. Uma série diversificada de espetáculos de dança do país ocupa vários espaços do Dragão do Mar

Apresentando produções de Recife, Maranhão, Belo Horizonte e São Paulo, contempladas pelo Prêmio Caravana Funarte Petrobrás de Circulação Nacional, a programação mostra um breve recorte das diferentes propostas artísticas que configuram o panorama da dança brasileira atual. O espetáculo Maranhão de Festejos, da companhia maranhense Barrica, é a atração deste domingo, dia 08, no Anfiteatro do Dragão do Mar. As próximas atrações são Receita e Não Digas Nada, da companhia mineira SeraQuê?, Lúmen, do Grupo Experimental de Pernambuco, O Capataz de Salema, da Cia. Fiandeiros de Teatro, Sobre Nossos Corpos, da Cia. Etc. e Como? e Clandestino, dos paulistas Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira . Confira abaixo a sinopse dos espetáculos:

Maranhão de Festejos A Companhia Barrica, grupo artístico maranhense, integra a Caravana Funarte/Petrobrás 2007, com o espetáculo "Maranhão de Festejos", um festivo musical baseado nas danças juninas e carnavalescas maranhenses, destacando-se o Bumba-meu-boi, o Tambor de Crioula, o Boizinho Barrica, e o Bicho-Terra. Apresenta também o DVD "Musical Junino Maranhense", uma mostra de ritmos e bailados dos festejos de São João. A Companhia Barrica, com 22 anos de permanente trabalho voltado para o crescimento e valorização das festas culturais maranhenses, composta por um elenco de poetas, músicos, cantores e dançarinos, possui vários CDs, publicações e vídeos editados, já tendo percorrido diversos países como Alemanha, França, Japão, Coréia, México, Canadá, Itália, Portugal e Grécia. O musical é um show vibrante, de cores, cânticos, gingas e batuques envolventes, que faz a platéia participar como numa grande festa nos arraias e terreiros do Maranhão.


Dia 8 de abril, às 19h, no Anfiteatro do Dragão do Mar.

R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).Censura Livre.

CoLABoratório
Encontro Sul-Americano Europeu de Coreógrafos 2006-2007
Dez coreógrafos de diferentes continentes, países e estados estão em Fortaleza para a residência da segunda etapa do CoLABoratório – Encontro de Coreógrafos Sul-Americano Europeu, realizado pelo Festival Panorama de Dança, do Rio de Janeiro, tendo como um de seus parceiros no Brasil a Bienal Internacional de Dança do Ceará. Durante quatro semanas estes artistas vão mergulhar em um processo de criação coletiva, simultaneamente a outros oito artistas que estão reunidos em Belo Horizonte (MG), onde o projeto conta com a parceria do Fórum Internacional de Dança (FID). Esta é a primeira vez que coreógrafos da América Latina, principalmente, e Europa têm a oportunidade de fazer intercâmbio de informações artísticas e trabalhar juntos. O resultado deste inusitado encontro de 18 coreógrafos é apresentado em primeira mão para o público cearense
Dias 10, 11 e 12 de abril, às 20h, no Teatro do Dragão do Mar. Grátis.

11 março 2007

DANÇA FORTALEZA


O samba da Cia. Vatá
O Projeto Quinta com Dança de março apresenta o espetáculo “Caçadores de Pipa”, da Cia. Vatá, mergulha na história do samba e faz pontes com as manifestações e ritmos da tradição nordestina que parecem compor a história e trajetória do samba, cujo nascedouro está na África negra. Ritmos como o côco, o batuque e tantos outros são trilhas de investigação até chegar no samba de raiz.
Direção: Valéria Pinheiro.

Censura Livre.

Todas as quintas-feiras de março, às 20h, no Teatro do Dragão do Mar.

Entradas: R$2 (inteira) e R$1 (meia).


Companhia de Dança Deborah Colker em Fortaleza


Bailarinos amarrados com cordas, corpos que se aprisionam e se libertam, movimentos inspirados em cavalos, dançarinos entrelaçados, uma mulher presa pelos cabelos. Essas imagens estão presentes em “Nó”, espetáculo da Companhia de Dança Deborah Colker, em única apresentação em Fortaleza. Neste sétimo espetáculo da companhia, apresentado pela Petrobras, a coreógrafa Deborah Colker transforma em dança um tema demasiado humano: o desejo. “Nó” fez sua estréia mundial em 2005 no Festival de Wolfsburgo, na Alemanha. Traz os elementos que tornaram a companhia um fenômeno de comunicação com o público, como o virtuosismo coreográfico, a precisão e o vigor dos bailarinos, a exploração e a ocupação de novos espaços cênicos. Os 16 bailarinos fazem um espetáculo ao mesmo tempo violento e delicado, brusco e sensível, chocante e amoroso, onde a dramaturgia se torna evidente.

Dia 31 de março, sábado, às 21h, na Praça Verde do Dragão do Mar.

Entradas: R$30( inteira) e R$15 (meia)

06 março 2007






Show em Fortaleza
Dias 24 e 25 de abril
Siará Hall


Não preciso dizer mais nada !!!

22 fevereiro 2007


Marcelo Leite interpreta Noel Rosa e Cartola


Ao longo de sua carreira, o flautista Marcelo Leite fez apresentações em festivais de música em Fortaleza, em outras capitais brasileiras e em países da Europa. Marcelo Leite resolveu montar um repertório baseado na obra de dois dos mais importantes compositores brasileiros de todos os tempos, Noel Rosa e Cartola, tocando seus sambas e contado passagens das histórias de ambos.
Dias 25 de fevereiro, às 18h, no Auditório do Dragão do Mar.

Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia).

06 fevereiro 2007

MARACATU SOLAR

Sem lamê, sem lamentoO mais novo maracatu da cidade recupera a tradição dos anos 40 - um batuque rápido e certeiro. À frente, o maestro Descartes Gadelha, comandando a percussão. Os ensaios, abertos ao público, acontecem às terças, quartas e sábados na sede da ONG Solar

O som do ferro e do couro percutido do maracatu Solar pede passagem na avenida. À frente, comandando a massa, o artista plástico e músico Descartes Gadelha, responsável por inovações rítmicas do maracatu Nação Baobab, criado nos anos 90, e que influenciou outras agremiações. Os ensaios acontecem às terças, quartas e sábados no casarão que sedia a ONG Solar, ali na avenida da Universidade, quase em frente a Adufc - Associação dos Docentes da UFC. A Associação Cultural Solidariedade e Arte - Solar nasceu há menos de dois anos. Precisamente "um ano e oito meses, que a gente resolveu fazer esta experiência", conta o presidente, músico Pingo de Fortaleza. A casa, portas abertas a outras manifestações culturais. Vai abrigar, diz Pingo, uma oficina de bonecos ministrada por Babi Guedes, oficina e publicação de cordéis (já saiu um, O encontro de Mário Gomes com a alma de Zé Limeira, de Jair Moraes), e apoia o teatro, a exemplo do espetáculo do grupo Cavaleiros da Dama Pobreza. Além de Pingo, a ONG Solar tem ainda a livreira Mileide Flores (vice presidente), o poeta Alan Mendonça, o Amarildo (dono da loja Nordestinados), a coralista Tieta Pontes, o músico Wilton Matos, os batuqueiros da Caravana Cultural, o pessoal do Movimento Bacurim, Tembiú e Movimento Crítica Radical, o dramaturgo Ghil Brandão, a diretora do Theatro José de Alencar - Elisa Gunther, a arte-educadora Gislene Andrade, o músico Juliano Smith, a Regina Elizabeth, irmã do Pingo, Calé Alencar e Dilson Pinheiro... "São muitas pessoas mesmo", reforça Pingo.

A ONG Solar, vai explicando o presidente, reuniu "várias pessoas que já vinham desenvolvendo trabalhos coletivos na área da cultura e da cidadania". Entre as ações implementadas pela Solar estão a produção de eventos, como o Festival de Música da Meruoca e o de Icapuí, de "discos de outros colegas", e fez um mapeamento cultural da cidade. "Minha passagem pela Funcet foi uma aprendizagem", diz Pingo, que trabalhou seis meses no órgão de cultura municipal. "Saí com um compromisso maior e também entendi os limites do setor estatal. No terceiro setor, temos mais liberdade", reforça. Um dos objetivos da Solar é, explica Pingo, "dar encaminhamento à produção cultural com uma ação mais objetiva. A gente percebeu que precisava aglutinar mais gente numa dinâmica artística. E as coisas começaram a acontecer".

Uma das ações da Solar é o fortalecimento dos maracatus. "No Solar, fazemos o que não podemos fazer no Az de Ouro, que tem um compromisso com a tradição, e de quem somos filhos", diz Pingo, que chamou o incansável Descartes Gadelha para dar o tom e o toque da novíssima agremiação, a partir de uma pesquisa com ritmos da década de 40, um "batuque com muita liberdade de expressão", reforça Pingo. Sete da noite, enquanto Descartes Gadelha não chega para o ensaio, na cozinha do casarão - também barracão do Solar - a rainha do maracatu, atriz Eugênia Nogueira, conversa com o figurinista, animadíssimo com as compras que acabou de fazer. "Querida, fiz uma coisa bem prática, não sei se você vai gostar...", diz Jander Mendes, o Magaiver, enquanto abre a sacola com muitos cortes de tecidos em que o amarelo domina. "Uns panos bem afro, para as negras", fala Magaiver, arrematando: "Tudo na avenida tem que ser muito vistoso". Rapidinho, o criativo Magaiver veste Eugênia, enrola uns panos em seu corpo, improvisa um turbante com uma esteirinha de palha. Ficou incrível. Os recursos minguados exigem de contrapartida muita criatividade. Pois é o que se verá.

Lá no quintal, ventilado, é que acontecem os ensaios, propriamente. Chegando em cima da hora, Elisa Gunther. "Já saí no Az de Ouro e um ano no Nação Iracema. Mas, em 2007, vou de maracatu Solar. Eu nunca tinha vivido esta coisa da construção, do conjunto. De ver o maracatu nascer e crescer em cada ensaio. É um lindo trabalho coletivo, todo mundo contribuindo. Esta é a função principal da cultura tradicional popular: não é só o espetáculo, é a vivência e a expressão da criação. E aqui, a gente está tendo esta oportunidade", diz Elisa, que trouxe dois sobrinhos para vivenciar este novinho maracatu.

Carregando sua alfaia, vem chegando o griô - como diz o Pingo (griôs são os mestres africanos responsáveis por contar a história de sua gente para as novas gerações). Sim, o griô do maracatu, claro, é Descartes Gadelha - ele quem criou uma das mais incríveis inovações do maracatu, a chocalheira do Nação Baobab. A loa do Solar leva a assinatura dele mais Pingo de Fortaleza, Wilton Matos, Alan Mendonça e Inês Mapurunga. Para cantá-la na Domingos Olímpio, Pingo, Inês, Jordie Guedes, Wilton Matos e Marcvs Brito. Descartes Gadelha diz que inovação será esta. "Orson Welles gravou o maracatu do Raimundo Feitosa, o Raimundo Boca Aberta, quando esteve em Fortaleza, nos anos 40, para filmar It´s All True. É uma maravilha! O maracatu era lindo, alegre, pra cima, com seu batuque índio-africano. As bases da música do Ceará estão nas células rítmicas daquela gravação. Chorei, quando ouvi a voz do meu querido e velho amigo Raimundo. Escutei uma semana, e organizei a partitura".

Quer dizer então que nosso maracatu nem sempre teve esta batida lenta? "Uma coisa ruim, pra história do nosso carnaval, aconteceu em 1970, quando importamos, das escolas de samba do Rio de Janeiro, o vestuário luxuoso. O lamê, os paetês, os tecidos pesados, as armações pesadas das fantasias de luxo. E aí, abandonamos a leveza da chita por uma armação de ferro. O maracatu passou a ter este ar de procissão, solene, lento. A batida não era mais para acompanhar uma coreografia pulsante, mas para mostrar as fantasias, verdadeiros monumentos indançáveis. Daí nossa intenção de fazer um maracatu sem plumas e sem paetês. Sem lamê e sem lamento. Só alegria!". Pronto, o ensaio já vai começar. A moça que toca o xequerê, natural de São Paulo, espalha contentamento. "Adorei! Na minha terra não tem isso...". Ao lado dela, outros ritmistas, os tambores da Caravana Cultural, Pingo ao violão, puxando a loa, e o pulsar dos ferros poderosos - três triângulos, um chocalho grande, uma enxada sem o cabo.

A música é irresistível. Primeiro, os versos da loa, nua, só voz, e então, a um comando de Descartes Gadelha, o peso do batuque toma conta do quintal, a rainha evolui com seus panos coloridos e seu adereço leve de cabeça, o pessoal dança, homens, mulheres, crianças - um pai com sua filhinha ao colo se balança ao som acelerado do maracatu. Tudo muito bonito de ver e ouvir, na noite quase de lua cheia, o cheiro suave das flores cor de rosa da espirradeira (único verde do quintal cimentado), e as vozes em conjunto, cantando: "Na soleira do tempo/ eu, de chapéu de sol/ giro o vento, giro o mundo/ de batuque e farol". Quem resiste?

SERVIÇO

MARACATU SOLAR - ensaios na sede da ONG Solar: av. da Universidade, 2333 - quase em frente à Adufc. Terças e quartas, às 19h; sábados, a partir das 16h.

Blusas do Maracatu Solar

Compre a camisa do mais novo maracatu de Fortaleza: Maracatu SolarDesfile no Maracatu Solar na Av. Domingos Olimpio no dia 18, domingo de carnaval. Compre a blusa e venha maracatusambar!!

O desenho é uma obra de Descartes Gadelha

www.mirandacaru.fotoblog.uol.com.br/photo20070205004331.html

Apenas R$20,00 Vendas Limitadas

Compre pelo telefone( 085) 32261189 ou na sede do maracatu

fonte Jornal O Povo

01 fevereiro 2007

MUSEU DA CACHAÇA

Com mais de um século e meio de existência, a Ypióca é a própria história viva da indústria da cachaça no Ceará. Afinal, ela inaugurou, com grande festa, o mais completo museu da cachaça no mundo, localizado na primeira unidade fabril da Ypióca, em Maranguape, distante apenas 25 quilômetros de Fortaleza. Em sua chegada, você será recebido por um profissional que lhe abrirá as portas de um mundo espetacular, com moendas e máquinas antigas, incluindo o primeiro trator importado por empresa privada no Ceará, na década de 30.

Os freqüentadores já podem admirar o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros, registrado no Guinnes Book.No entanto, a maior relíquia de todo o complexo é a Casa Grande, construída em estilo colonial em 1846.

Tonel de 374.000 litros

E o importante: todo esse valioso acervo histórico-cultural já faz parte de visitas regulares de escolas de primeiro e segundo graus de municípios vizinhos e de grupos de turistas, nacionais e internacionais, que comparam o Museu do Engenho às belezas naturais do Ceará.Para a Ypióca, preservar a história é tão importante quanto contribuir para a preservação do meio ambiente.

Horários, dúvidas e esclarecimentos: (085) 341.0407

VEJA MAIS... http://www.ypioca.com.br/port/principal.htm

30 janeiro 2007

Mais carnaval.....

MARACATU
O Maracatu é a mais tradicional dança dramática de origem afro- descendente presente na cultura do povo cearense, configurando um cortejo formado por baliza, porta-estandarte, índios brasileiros e nativos africanos, negras e baianas, negra da calunga, negra do incenso, balaieiro, casal de pretos velhos, pajens, tiradores de loas e batuqueiros, em reverência a uma rainha negra e sua corte real. No Ceará, o povo caboclo usa uma mistura de fuligem, talco, óleo infantil e vaselina em pasta para tingir o rosto de negro.

O ritmo do maracatu cearense é apresentado por um grupo de percussão no qual incluem-se caixas, utilizadas sem esteira para acentuar a batida grave, surdos, bumbos, ganzás, chocalhos e triângulos, também chamados de ferros, confeccionados com molas de transporte pesado, o que lhes confere um timbre característico e uma sonoridade acentuada, destacando-se dos demais instrumentos. O macumbeiro ou tirador de loas é quem canta as toadas, nas quais são geralmente enfocados temas ligados à cultura, à religião e à história da África e do Brasil.

SAIBA MAIS VISITANDO......http://www.batoque.com/fortaleza

Cortejos de Fevereiro

2 - Cortejo no Centro Dragão do Mar de Arte & Cultura - Projeto Tambores da Cidade - 20h3 - Batuque na Praia de Iracema - I Tambores Carnavalescos - 18h(Maracatu Nação Fortaleza e Batuqueiros da Caravana Cultural)

4, 10, 11 e 17 - Ensaios abertos no Ginásio Coberto do Colégio Dom Manuel da Silva Gomes (Rua Samuel Uchoa, 550 - Bom Futuro) - a partir das 18 H

18 - Cortejo no Carnaval de Rua em Fortaleza

**************************************************

21 janeiro 2007


Pré Fortaleza
de 02 a 04 de fevereiro
09 a 11 de fevereiro

Guaramiranga
17 a 20 de fevereiro


Algumas atrações
Artur Menezes & Os Caras
Big Time Sarah
Derico
JJ Jackson
Carlinhos Ferreira
Dominguinhos
Eileina Williams
Egberto Gismont
Italo Almeida e Renno Saraiva
Jane Duboc
Torcuato Mariano
Oswaldinho do Acordeon............( vejam mais no site)

10 janeiro 2007


Estou de férias , meu blog aniversáriou e eu nem comemorei .... mas estarei de volta em breve !!!
beijos

27 dezembro 2006

Guardem o fôlego e venham pra Fortaleza !!!!!

programação ( uma parte ) das férias

15 dezembro 2006

Para quem está em Fortaleza ou ainda vem ... a programação é bem agitada , preparem o fôlego !!!!

*REIZADO BRINCANTES CORDÃO DO CAROÁ
http://brincantescordaodocaroa.blogspot.com/

Sairá em cortejo pelas ruas do Benfica a partir das 18hs nos dias:

24/12- simbolizando a busca da estrela marchando ao encontro do menino JESUS;
26/12- comemorando o nascimento de JESUS;
01/01/07 -Horário: 08:00 -Ano Bom. Quilombo em Juazeiro do Norte.
Local: Juazeiro do Norte.Estado: Ceará
Evento: Marcha pelas ruas de Juazeiro do Norte, saindo do bairro João Cabral.
06/01/07- dia de REIS;
Local de saída : sede do cordão do caroá , que fica no prédio de Ciências Sociais da UFC na rua Paulino Nogueira 315, Benfica, ao lado da Reitoria na Av da Universidade...
____________________________________________
*TEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Dias 18, 19, 20, 21 e 22
Segunda a sexta
18h - Calçada do TJA
CANTOS DE NATAL
Todos os dias às 18h na Calçada do Theatro um Coral brinda os transeuntes com Cantos de Natal.
Gratuito

Dia 19 /12
20h - Jardins do Theatro
Lançamento DVD Sexta de Música – natura Musical
Com a participação Dr. Raiz, Vigna Vulgaris, Quinteto Agreste, Dona Zefinha, Cordão do Caroá, eletro Cactus, Willian Rodrigues, Consciência Armada.
________________________________________
*CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Miudinho na versão batucada
Dia:16/12
Hora :9:00
O Projeto Miudinho convida o grupo Muita Samba Pela Frente para ensinar ao público infantil como e com o quê se faz uma batucada
Você já fez música com as panelas de sua casa? Quais os intrumentos de percussão você conhece? As perguntas são o mote da aula-show do Projeto Miudinho que acontece neste sábado, 16, às 9h, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Nesta edição, o projeto de educação musical para crianças convida o grupo Muito Samba Pela Frente, formado por adolescentes moradores do Poço da Draga, comunidade situada próximo ao equipamento cultural, em Fortaleza.
Muito Samba Pela Frente formou-se a partir da oficina de percussão ministrada pelos instrumentistas Luizinho Duarte e Rossano Cavalcante no CDMAC, em fevereiro de 2005. Foram oferecidas aulas g ratuitas a 25 jovens que, com apenas uma semana de ensaio, já apresentaram repertório dedicado ao samba enredo nas comemorações carnavalescas do Dragão do Mar. Munidos de pandeiros, surdos e tamborins, o grupo se apresentou em forma de cortejo pelos espaços abertos do equipamento.
Para este ano, Luizinho Duarte explica que o repertório está variado e que outros instrumentistas compõem a apresentação. “Vamos mostrar o samba enredo, mas também a bossa nova, baião, choro. Também teremos as harmonias e melodias dos carnavais antigos com a participação de cantores e violonistas”. Lu Basile, coordenadora do Projeto Miudinho, acrescenta que esta edição tem caráter inusitado, porque trabalha a 'percussão corporal'. “Além de mostrar a variedade de sons e instrumentos percussivos, vamos tentar trabalhar com as crianças a percussão corporal, ensinando-as a produzir sons a partir de caixinhas de fósforos e panelas de cozinha”, revela a musicista.

Choro para Radamés
Dia : 23/12
Hora 20:00
Local : Teatro do Dragão do Mar
Grátis
Um espetáculo especial em homenagem ao compositor e instrumentista Radamés Gnattali. O grupo Gargalhada Choro Banda interpreta os choros que fizeram Gnattali ter sua importância reconhecida na evolução da música brasileira. O grupo traz um repertório com ênfase no choro e no samba, resultado de pesquisa a partir de peças de Ernesto Nazareth, choros menos populares de Pixinguinha, entre outras preciosidades do começo do século XX às modernas melodias de compositores como Paulinho da Viola, César Camargo Mariano, dentre outros.


Memorial da Cultura Cearense (MCC)
A exposição “Vaqueiros” , estruturada no MCC, transita pelo ambiente natural do vaqueiro utilizando recursos cenográficos, fotos e objetos do uso cotidiano deste personagem símbolo do sertão cearense. Ao andar pelas instalações, o visitante ainda apreende um pouco da história do sertão a partir da ocupação do território pela pecuária. Ainda no MCC, a mostra “As Admiráveis Belezas do Ceará” ou “O Desabusado Mundo da Cultura Popular”, descreve a fé do povo do Cariri. São peças de artistas cearenses que delineiam a religiosidade, a vida e até o clima dessa região. Painéis multifacetados e iluminação no ângulo exato garantem ao espectador uma verdadeira viagem ao Cariri. O Memorial da Cultura Cearense dignifica seus espaços com obras de artistas regionais, valorizando e elevando a auto-estima do artesão cearense.

Serviço: as visitas acontecem de terça a domingo, das 14h às 20h30.
Os ingressos custam R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). No domingo a visitação é gratuita. Outras informações: (85) 3488.8611
_____________________________________
* SIARÁ HALL

Marisa Monte
Dias: 05 e 06 de janeiro de 2007

Zé Ramalho, Alceu Valença e Cacau Brasil
Dia : 13 de janeiro de 2007

Nos embalos da jovem guarda
Dia :27 de janeiro de 2007
Atrações : The fevers, Os vips, Renato e seus blue caps, Golden Boys
_______________________________________
*VERÃO VIDA & ARTE

DIAS 26 E 27 DE JANEIRO DE 2007
http://www.veraovidaearte.com.br/2007/

Atrações : Ása de águia , Aviões do forró, Babado Novo , Cidade negra, Ivete Sangalo, O Rappa, Skank , Solteirões do Forró
_______________________________________

05 dezembro 2006

mais aventuras....

01 dezembro 2006

Imagens e sons por onde andei.....( Juazeiro do Norte e Crato )
Mester Aldenir
Meninas cantando benditos no caminho do Santo Sepulcro
Altar da Igreja Matriz Juazeiro do Norte
Banda Cabaçal

20 novembro 2006

Fui ali e volto já.......

30 outubro 2006




17 a 25 de novembro de 2006

Durante os nove dias de Mostra Sesc Cariri de Cultura é assim: quando o sol começa a baixar, e o calor a dar trégua, é hora de ir para a rua, ou melhor, para a praça. Lá, grupos de reisados, bandas cabaçais, maneiro pau, guerreiros, congadas, pastoris se reúnem, na Mostra de Tradição Popular. Este ano, serão mais de 30 grupos, que se apresentam, a partir das 16 horas, na Praça da Sé, no Crato, e no Terreiro de Mestra Margarida, em Juazeiro.

Confira a programação da Mostra de Tradição Popular

Praça da Sé - Crato
Dia 17 – 19h (Abertura)Lapinha de Zulene Galdino (Crato)Reisado de Nossa Senhora das Dores – Mestre Mosquito (Juazeiro do Norte)Banda Cabaçal da Bela Vista – Mestre Pedro Elias (Barbalha)
Dia 18 – 16hManeiro Pau do Mestre Cirilo (Crato)Reisado de Couro – Mestre Zé Gonçalo (Barbalha)Reisado de Nossa Senhora de Fátima – Mestra Fátima (Juazeiro do Norte)
Dia 19 – 16hManeiro Pau do Farias – Mestre Zé Antônio (Barbalha)Reisado Discípulos de Mestre Pedro – Mestre Antônio (Juazeiro do Norte)Banda Cabaçal de Santo Antônio – Mestre Chico (Juazeiro do Norte)
Dia 20 – 16h (Cortejo)Reisado Mirim Estrela Guia – Mestra Lúcia (Juazeiro do Norte)Reisado de São Sebastião – Mestre Sebastião (Juazeiro do Norte)Banda Cabaçal do Barro Branco – Mestre Bidú (Crato)
Dia 21 – 16hGuerreiro Joana D’ark – Mestra Margarida (Juazeiro do Norte) - FOTO


Banda Cabaçal Padre Cícero – Mestre Miguel (Juazeiro do Norte)Caretas de Potengi – Mestre Francisco (Potengi)
Dia 22 – 16hReisado Feminino de Mestre Aldenir (Crato)Banda Cabaçal São João Batista – Mestre João Bosco (Juazeiro do Norte)Reisado Sagrado Coração de Jesus – Mestre Tico (Juazeiro do Norte)
Dia 23 – 16hCongada – Dona Zacarias (Milagres)Banda Cabaçal Santo Expedito (Juazeiro do Norte)Reisado de Mestre Aldenir (Crato)
Dia 24 – 16hReisado de Dedé de Luna – Mestra Mazé (Crato)Reisado do Manoel de Messias – Mestre Cicinho (Juazeiro do Norte)Brincantes do Cordão do Caroá - (Fortaleza)
Dia 25 – 18hPastoril da Mestra Galiléia (Iguatu)Reisado do Franciscano (Caririaçu)

Terreiro de Mestra Margarida - Juazeiro do Norte
Dia 20 - 16hReisado de Mestre Aldenir (Crato)
Dia 21 - 16h (Cortejo)Brincantes do Cordão do Caroá (Fortaleza)
Dia 22 - 16hLapinha de Dorinha do Horto - Mestre Dorinha (Juazeiro do Norte)

Dia 23 - 16hManeiro Pau do Mestre Bigode (Juazeiro do Norte)

Dia 23 - 16hManeiro Pau do Mestre Bigode (Juazeiro do Norte)
Dia 24 - 16hCoco das Mulheres da Batateira - Dona Edite (Crato)
Dia 25 - 15hReisado dos Irmãos - Mestre AntônioBanda Cabaçal dos Irmãos Aniceto

27 outubro 2006

Arte pelos sulcos

Cerca de 160 obras de importantes artistas gráficos brasileiros, como Maria Bonomi, Oswaldo Goeldi e Sérvulo Esmeraldo são exibidas no Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar. A mostra integra a II Bienal Internacional Ceará de Gravura
O Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar exibe, a partir do dia 26 de outubro, quinta-feira, às 19h, cerca de 160 gravuras de artistas plásticos de diferentes regiões do país. Os trabalhos integram a II Bienal Internacional Ceará de Gravura e estão organizados em quatro mostras: Gravura Contemporânea Brasileira, Expressionismo na Obra de Oswaldo Goeldi, A Obra Gráfica de Sérvulo Esmeraldo e Sala Maria Bonomi . O evento é promovido pela Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Ceará, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e tem por objetivo a bordar e difundir a linguagem da gravura em suas amplas manifestações artísticas.
Gravura Contemporânea Brasileira t raz uma seleção da instigante produção artística atual guardada em acervo do MAC. Com curadoria de Ricardo Resende, a mostra questiona os limites desta arte gráfica nos seus desdobramentos na contemporaneidade e apresenta alguns dos artistas que se destacam nesse meio “popular” de expressão, como Regina Silveira, Claudio Murabac, Eduardo Eloy, entre outros de igual importância para a compreensão da gravura produzida no país
A segunda mostra que recebe destaque no Museu de Arte Contemporânea, Expressionismo na Obra de Oswaldo Goeldi, revela a contribuição deste artista moderno para a linguagem gráfica no país. Os 40 trabalhos de sua autoria que entram em cartaz no MAC pela Bienal mostram a sua capacidade para traduzir, com profundidade, a solidão humana através do mínimo uso de incisão sobre madeira e da economia de cores. O resultado de sua obra pode ser vista em imagens de forte expressão e dramaticidade que retratam seres anônimos perambulando pela cidade do Rio de Janeiro durante a década de 1930.
Sérvulo Esmeraldo, cearense, e Maria Bonomi, italiana de nascimento e brasileira por opção, também emprestam seus talentos gráficos à II Bienal da Gravura no Ceará. Três salas do Museu são dedicadas às 50 obras dos artistas. O trabalho de Sérvulo revela seu peculiar processo de criação que une uma figuração expressionista ao gênero totalmente geométrico dos anos 70. Já em Bonomi, as obras mostram a renovação da linguagem e conceito contemporâneo de gravura através da construção de grande matrizes gráficas.
Mostra Paralela O Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe também no dia 26 de outubro, através do projeto Artista Invasor, a poética da Artista Cláudia Sampaio na instalação CONFISSÕES. A artista traz para dentro de um cubo branco recortes das suas experimentações. A instalação é revelada em contínua metamorfose e construção, revelando-se a cada interferência um novo trabalho, um novo acréscimo, uma nova leitura de uma sintaxe de vida.
Serviço: II Bienal Internacional Ceará de Gravura - Cerca de 160 gravuras de artistas plásticos brasileiros são exibidas no Museu de Arte Contemporânea. Artista Invasor - A artista plástica Cláudia Sampaio participa do projeto com a instalação confissões. As mostras ficam em cartaz de 26 de outubro a 7 de janeiro. Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 14h às 22h. Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia). Aos domingos a entrada é grátis. Informações: 3488.8600

I Campeonato Paraolímpico Escolar Brasileiro
Provas acontecerão dias 26 e 27 de outubro, na Unifor

De 24 a 27 de outubro, será realizado em Fortaleza o I Campeonato Paraolímpico Escolar Brasileiro de Atletismo e Natação, uma realização do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), em parceria com Ministério do Esporte e apoio da Secretaria de Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv) e da Universidade de Fortaleza (Unifor). A competição visa promover uma ampla mobilização da juventude brasileira com deficiência em torno do esporte e será um dos primeiros resultados do projeto Paraolímpicos do Futuro, lançado pelo CPB para incentivar a prática de atividades esportivas entre crianças e jovens com deficiência na escola.
De acordo com o coordenador de esporte escolar do CPB, Vanilton Senatore, o campeonato será o primeiro evento organizado pelo Comitê Paraolímpico destinado a estudantes com deficiência, que competirão sob as regras oficiais das modalidades oferecidas. “Neste ano, estamos trabalhando com dois projetos que se complementam: o Paraolímpicos do Futuro, que levará o conhecimento e a prática do esporte paraolímpico para dentro das escolas, e o Brasileiro Paraolímpico Escolar, que servirá como um termômetro de tudo o que foi aprendido pelos alunos”, explica Senatore. O campeonato é aberto a todos os estados da federação e cada um deles tem 24 atletas inscritos, sendo 12 para natação e 12 para atletismo. As despesas de alimentação e hospedagem estão a cargo do Comitê Paraolímpico Brasileiro. A Unifor recebe o I Campeonato Paraolímpico Escolar Brasileiro de Atletismo e Natação, colocando o Nordeste mais uma vez no mapa do atletismo nacional. Para o Chefe da Divisão de Atividades Desportivas da Unifor, professor Carlos Augusto, este é um momento histórico, já que o Estádio de Atletismo da Unifor sediará uma competição que acontece pela primeira vez no Brasil e na América do Sul. “É uma satisfação muito grande receber atletas paraolímpicos de todo o país, nesse momento muito especial e significativo para o esporte nacional.
Mais informações no site http://www.cpb.org.br/

Prêmio Unifor de Literatura 2006
Cultivo e valorização da poesia

Lançado no dia 17 de outubro, durante o Mundo Unifor, o concurso Prêmio Unifor de Literatura, que premia autores de textos inéditos, está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro. A iniciativa tem como objetivo incentivar a criação literária como forma de promoção do hábito de leitura e divulgar novos escritores no seio da sociedade através da publicação de suas obras. O concurso é dividido em duas áreas: Obra Inédita, que terá como prêmio uma viagem a Washington para visitar a Biblioteca Nacional do Congresso Americano; e Trabalhos Inéditos, cuja premiação será, para o autor classificado em 1º lugar, uma viagem ao Rio de Janeiro para visitar a Biblioteca Nacional e, para os autores classificados entre o 2º e o 30º, lugar a publicação de seus trabalhos em uma coletânea.
As inscrições podem ser efetuadas na Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Fortaleza, Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz – Fortaleza/CE, CEP: 60811-391. As inscrições também poderão ser feitas pelo correio. Mais informações pelo telefone 3477.3373

24 outubro 2006


FAROL DO MUCURIPE
O Farol do Mucuripe foi construído em 1840 e fica próximo ao Cais do Porto, que tem o mesmo nome. Foi desativado e conservado, servindo de sede ao Museu do Jangadeiro ou Museu de Fortaleza.
Museu do Jangadeiro Construído em 1840, o Farol Velho foi desativado há muito tempo e restaurado pela primeira vez em 1982 para sediar o Museu do Jangadeiro. É um monumento que relembra os tempos da colonização, quando muitos navegadores portugueses e espanhóis aportaram em nossas praias.
Segundo os historiadores, foi na Ponta do Mucuripe que o espanhol Vicente Pinzon aportou em fevereiro de 1500, antes da chegada de Pedro Álvares Cabral. O Farol do Mucuripe tem um passado importante no período da colonização. Em 1981, as ruínas de um antigo forte de quase 200 anos foram descobertas atrás do farol. Acredita-se que pertençam ao Forte São Luiz, construído em 1801, no governo de Bernardo Manuel de Vasconcelos, primeiro governador do Ceará, depois que a província tornou-se independente de Pernambuco. A descoberta das ruínas teve um significativo valor histórico, uma vez que o Forte São Luiz é considerado, pelos historiadores, como a segunda mais antiga edificação do Ceará.
O espaço da Cobertura que serve como mirante, com acesso por uma escada em forma helicoidal, também foi reformado. Vale a pena fazer um esforço de subir os 90 degraus de escada que levam ao topo do farol, pois lá em cima se pode contemplar toda a beleza paisagística da orla marítima. O acesso ao Farol Velho foi melhorado com o asfaltamento e drenagem realizados em sua volta. Com a reforma o equipamento passou a fazer parte do patrimônio da Emcetur. Inaugurado como museu em 1990, tem em foco a história de Fortaleza. Seu acervo reúne reproduções de desenhos, pinturas, fotografias, plantas, maquetes, trechos de romances e relatos de visitantes, que registram épocas que vão do período colonial (com a presença dos holandeses e portugueses na região), até os dias de hoje. Organizam exposições temporárias sobre o tema, mostrando os principais monumentos e acontecimentos que marcaram a cidade, além de seu desenvolvimento até a época atual. No espaço do museu, às quartas das 14 às 18 horas e sábados das 8 às 12 horas, é realizado um passeio com guia até a Estação Eólica de Fortaleza, onde são apresentados vídeos, com a história e evolução dessa estação - a energia eólica gerada pelos quatro cata-ventos é suficiente para abastecer cerca de 3 mil casas.
LUPE DUAILIBI
18:30 – Praça Mestre Pedro Boca Rica - Teatro José de Alencar
Lupe Duailibi canta Cássia Eller

Poucas mulheres a viver no concorrido mercado da música da noite em Fortaleza. Ela consegue misturar doçura e agressividade, leveza e intensidade. Passeia por tons graves e agudos como quem brinca com a própria voz. Sua música está entre o Pop e a MPB. Lupe se encontra em fase de divulgação do cd “Lupe Acústico – O Vermelho.”, com quatro composições dela, duas regravações e a nova geração de compositoras cearenses. O cd vem com algumas belas baladas e todo o swing do violão de Lupe, que agora trás sua identidade musical bem definida, algo assim como um harmonioso mosaico da influência sofrida por Marisa Monte, Ana Carolina, Adriana Calcanhoto e Cássia Eller.
Gratuito

09 outubro 2006

CEARÁ MUSIC
12, 13 e 14 de Outubro

Acessem o link e vejam o maior festival de pop rock

http://www.cearamusic.com.br/index.asp



*************************************************