30 junho 2006

II ENCONTRO MESTRES DO MUNDO
As cidades de Russas e Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe estão integradas em torno do II Encontro Mestres do Mundo, quando mestres da cultura dos quatro continentes do mundo se reunem, apresentando os saberes nas artes dos sons, oralidade, sagrado, corpo, mãos e sabores.

Tendo como tema central “O Ciclo do Couro”, o evento foi aberto nessa segunda-feira, dia 27, na cidade de Russas e dia 28, terça-feira, em Limoeiro do Norte.
Com a presença de autoridades do Estado e da população de vários municípios do Vale do Jaguaribe, as Praças do Estudante (Russas) e José Osterne (Limoeiro) foram palco de expressões da beleza e da cultura. As programações de abertura contaram com a participação do repentista cearense Geraldo Amâncio que, com toda sua expertise, mobilizou o público com graça e alegria. Em seguida, o público teve a oportunidade de assistir a dança clássica Odissi, com a representante da Índia Silvana Duarte. A dança representa a oralidade, o espiritual pela presença do movimento feminino.

Para encerrar a programação, o som dos Mestres da Guitarrada sacudiram o público. O grupo de Belém do Pará promoveu um espetáculo com ritmos que misturam Choro, Carimbó, Merengue e Maxixe.

Segundo Oswald Barroso, Coordenador Geral do Evento, “o importante é que muitos saberes estão reunidos aqui e as pessoas estão muito entrosadas. A gente vê que o Encontro está crescendo e a tendência é que ele se organize, inclusive durante o resto do ano, e que a gente tenha uma continuidade. A idéia é que essa atividade seja permanente. Outro aspecto positivo é a de que os prefeitos da região estão envolvidos, abraçaram a idéia e a perspectiva é muito forte para a continuidade desse trabalho com a cultura popular tradicional”, declara.

Em Russas, a programação prossegue até o dia 1º, com seminários, debates, rodas de mestres dos sons, da oralidade e do sagrado. O evento encerra-se com a diplomação de 12 novos mestres, em solenidade que conta, ainda, com apresentações de teatro de boneco, Boi do Beija-Flor, Cordão do Coroá e shows com Renato Teixeira, de São Paulo, e Luizinho Calixto, de Fortaleza.

Em Limoeiro do Norte, o II Encontro Mestres do Mundo prossegue até domingo, dia 2 e será encerrado também com show de Renato Teixeira e Luizinho Calixto.

Nesta segunda edição, o Encontro reúne mais de 900 artistas de 4 continentes do mundo, tendo como países representados Índia, Peru, Cabo Verde e Argentina, além de vários estados brasileiros. O evento é composto por três momentos: manhã, tarde e noite, permeados por palestras, oficinas e rodas com os mestres, exposições temáticas, diversas apresentações artísticas e shows, além das feiras de comidas típicas e artesanatos.

O período da manhã é destinado à realização de seminários e debates com pesquisadores da cultura popular; as tardes estão reservadas para as Rodas de Mestres, onde os mestres locais, regionais, nacionais e mundiais trocam experiências sobre suas tradições e vivências. À noite, acontecem as apresentações dos mestres, nos palcos instalados nas praças principais dos centros de Limoeiro e Russas. As praças transformam-se em grandes palcos para shows, oficinas, feiras gastronômicas, cortejos e performances em geral.

O II Encontro Mestres do Mundo faz parte dos eventos estruturantes organizados pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), com o objetivo de dotar as macrorregiões do Estado de uma estrutura de desenvolvimento cultural e local, contribuindo com o aprimoramento das linguagens artísticas e com a organização dos setores produtivos da cultura.

Primeiro Estado do Brasil e reconhecer e apoiar oficialmente seus Mestres da Cultura, o Ceará conta com 24 mestres (3 falecidos) nas categorias da cerâmica em barro, congada, maneiro-pau, reisado, música, penitente, reisado de couro, vaqueira e aboiadeira, danças do Coco e São Gonçalo, bumba-meu-boi, dramas, rabequeiros, rede de travessa, teatro de bonecos e diversas atividades nas artes do couro, cerâmica, madeira e jangadas. No sábado, dia 01 de julho, outros 12 novos Mestres da Cultura serão diplomados, totalizando 33 Mestres da Cultura.

Ciclo do Couro
A pecuária é uma atividade universal, responsável pelo desenvolvimento de vários países e regiões. No Ceará, o Ciclo do Couro fundou não apenas uma civilização, mas toda uma cultura, sendo responsável pelo desenvolvimento local, assim como de toda a região Nordeste.
É exatamente essa complexidade gerada pelo ciclo da pecuária no Ceará que fundamenta a adequação do tema ao II Encontro Mestres do Mundo, trazendo a chamada civilização do couro como foco, promovendo a troca de experiências nos mais diversos campos dos saberes.
Reisado Brincantes Cordão do Caroá na Sexta da Tradição Oral
Nessa sexta dia 30/06 encerraremos a programação do mês de junho da Sexta da Tradição Oral com o belíssimo Reisado Brincantes Cordão do Caroá.
O grupo brinca o Reisado de Congo Cearense que foi repassado aos Brincantes pelo Mestre Antônio Evangelista de Juazeiro do Norte e segue uma linhagem de Reisados de mais de um século.
No repertório além de peças de autoria dos Brincantes, serão cantadas as peças de domínio público do Reis de Congo originalmente Cearense, além dos entremeios do Boi, Jaraguá, Burrinha, Nega, Velho e Velha e do emocionante Jogo de Espadas.
Sexta da Tradição Oral no SESC Iracema
Data: 30/06
Horário: 20h
Local: SESC Iracema
Endereço: Rua Boris, 90, Praia de Iracema (ao lado do Dragão do Mar)
Entrada: 2,00R$ (Inteira) e 1,00R$ (Meia)
Valorize a Cultura Popular Cearense!!!

26 junho 2006

BOTECO DA PONTE


Localizado na Ponte dos Ingleses, também chamada de Ponte Metálica, que durante muito tempo foi ponto de encontro da boêmia cearense, hoje, totalmente reformada, possui o mais belo pôr-do-sol da cidade ao som de Ave Maria de Schubert.

Venha conferir e aproveite para tomar uma cerveja gelada e se deliciar com uma saborosa pizza e outras comidas da culinária cearense.

Música ao vivo todos os sábados.

Vista do pôr do sol da ponte


Rua dos Cariris, 05
Ponte dos Ingleses
Bairro: Praia de Iracema
Fone(s): (85) 3219-4761, (85) 3219-4901
Horário: Segunda a domingo, 8h/até o último cliente
Capacidade: 120 lugares
Cheque:Todos
Cartões de Crédito:VISA

22 junho 2006

VII parada pela diversidade sexual no CE

A VII Parada pela Diversidade Sexual no Ceará acontecerá no domingo, 25/06, a partir das 14h, com concentração em frente ao morrinho do GranVille e com uma vasta programação de shows locais e atrações nacionais.
Sob a coordenação-geral do GRAB (Grupo de Resistência Asa Branca), presidido por Orlaneudo Lima, desde abril que acontecem reuniões para definir desde atrações até o percurso da Parada 2006.

VII PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL DO CEARÁ
Homofobia é Crime!
Direitos Sexuais São Direitos Humanos
Feira Mix e Exposição GLTB
Data: 21, 22 e 23 de Junho/06
Local: Centro de Referência do Professor(Antigo Mercado Central)
Rua: Sena Madureira – Centro - Fortaleza-CE
Horário: Dia 21 de 14 às 19hs Dias 22 e 23, de 8 às 19:hs
Haverá apresentações artísticas e culturais
Seminário “Diversidade Sexual e Direitos Humanos: Cultura, Saúde e Violência”
Data: 23 de Junho/06
Local: Auditório da Faculdade de Direito - UFC
Rua: Meton de Alencar (em frete a praça da Bandeira)
Horário: 9 às 17hs
Festa Oficial da Parada
Data: 23 de Junho/06
Local: Centro de Referência do Professor(Antigo Mercado Central)
Rua: Sena Madureira – Centro - Fortaleza-CE
Horário: a partir das 19hs
Atrações: Rosana e banda
Thália Bombinha
Lena Oxa e Convidadas
Rita LunaDJs
Informações: 32536197 - 91012566 - 99058183
Obs: Adquira seu convite.

VII Parada Pela Diversidade Sexual do Ceará
Data: 25 de Junho/06
Local: Av. Beira Mar – Fortaleza - CE
Show de AberturaA partir das 14hs com saída às 17:30hs
Atrações Nacionais : As Frenéticas
Markinhos Moura e banda
Maria Alcina e banda
Banda Montage
Atrações locais: Banda Rupilé
Banda Pagula
Grupo Água de Quartinha
Grupo Montage
Karine Alexandrino
Luana Marley
Ana Célia
Hellô Sales
Fátima Barros
Lena Oxa
Naianne Kash
Grupo Baby Doll’s
*****************************************
Mestre Zé Pio e Boi Ceará na Sexta da Tradição Oral.
Nessa sexta dia 23/06 teremos a honra de receber na Sexta da Tradição Oral o Boi Ceará liderado pelo grande Mestre da Cultura Popular Tradicional, Mestre Zé Pio.
O Boi Ceará é um grupo de Bumba-Meu-Boi Cearense que foi fundado na década de 30 e depois de anos parado foi reativado pelo grande Mestre Zé Pio (antigo Mestre dos Bois Terra e Mar, Ceará, Reis de Ouro) que teve da esposa do falecido Mestre Assis a autorização para levar à frente o Boi Ceará como único representante legítimo capaz de manter viva a tradição desse famoso grupo.
Sexta da Tradição Oral no SESC Iracema
Data: 23/06Horário: 20h
Local: SESC Iracema
Endereço: Rua Boris, 90, Praia de Iracema (ao lado do Dragão do Mar)
Entrada: 2,00R$ (Inteira) e 1,00R$ (Meia)
Valorize a Cultura Popular Cearense!!!

19 junho 2006

TEATRO JOSÉ DE ALENCAR

21 DE JUNHO

Teatro Morro do Ouro
18:30h Cena em Cine - Homenagem ao cineasta cearense Wolney Oliveira - cineasta Cearense formado pela Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba é atualmente Diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira e do Departamento de Cinema da Universidade Federal do Ceará (UFC). É realizador do Festival de Cinema e vídeo do Ceará. Um dos mais expressivo e atuante cineasta do atual cenário cinematográfico brasileiro.

Sabor a me – filme de média duração rodado em Cuba, Brasil, Panamá e México: mostra a influência e contribuição que o Bolero deu para a construção da identidade cultural desses povos. Nesse filme o cineasta Wolney Oliveira afirma que “nós latino americanos somos todos irmanados através da música”.
Gratuito


Jardins do Theatro
Mostra de Quadrilhas infantis
14 as 16h
O Theatro José de Alencar em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará e Associação de Solidariedade aos Meninos e Meninas de Fortaleza, realizam 1ª Primeira Mostra de Quadrilhas Juninas Infatil: “Tonho, Joãozinho e Pedrinho”. A mostra valoriza a cultura tradicional popular.
O evento conta com apresentações de quadrilhas juninas infantis, danças folclóricas, barracas com brincadeiras e comidas típicas, feira de artesanato
Gratuito

15 junho 2006

GRUPO DE SAMBA CHULA Formado no ano de 1986 por Mestre Zeca Afonso, o grupo se dedica exclusivamente à prática do samba chula tradicional de São Francisco do Conde-BA, sendo um dos grupos mais antigos que existem na região, que valoriza principalmente o canto da chula e do relativo em duplas de cantadores e o toque e a viola machete, instrumento tradicional do recôncavo e quase extinta.
Seu Zeca Afonso aprendeu a tocar e cantar o samba chula desde pequeno através do pai e do avô que levava ele para todas as rezas de São Cosme, São Roque e Santo Antonio, onde o samba chula era parte obrigatória.
O grupo faz questão de pregar a tradição que reza que somente mulheres podem entrar na roda para sambar – uma de cada vez durante as partes instrumentais que intercalam com os versos cantados pelos homens. A apresentação faz parte do projeto Sonora Brasil, desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc e vai percorrer 17 Estados até o final de julho, culminando com a gravação de um CD bancado pelo Sesc.
Em tempo: o samba de roda do Recôncavo Baiano é reconhecido hoje como Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar
Dia : 17/06
Horário: 20hs
Ingressos: R$ 5,00 ( inteira) e R$ 2,50 ( meia)
Tambor de Benfica na Sexta da Tradição Oral
O Projeto de Difusão das Culturas de Raiz "Sexta da Tradição Oral" apresentará nessa sexta dia 16/06 o Movimento Percussivo do Brincantes Cordão do Caroá - Tambor de Benfica.
O Grupo estuda as células percussivas populares há um ano na Sede do Brincantes Cordão do Caroá e irá mostrar sua linguagem de rua e sua relação sagrada com os tambores e com as práticas dos movimentos de tradição popular.Apresentando em seu repertório rítmos como: Maracatus, Abaianados, Cocos, Baião Rebatido, Bumba-Meu-Boi, Quilombo, Ijexá, Xotes, Baiões e Cabôco, o grupo pretende mostrar que a tradição cearense é rica em informação percussiva de raíz de ótima qualidade e poder de encantamento.
Sexta da Tradição Oral no SESC Iracema
Data: 16/06
Horário: 20h
Local: SESC IracemaEndereço: Rua Boris, 90, Praia de Iracema (ao lado do Dragão do Mar)
Entrada: 2,00R$ (Inteira) e 1,00R$ (Meia)
Valorize a Cultura Popular Cearense!!!

13 junho 2006

CEARÁ TAMBÉM NA COPA

Como amante do futebol( não somente em Copa) não poderia deixar de falar no Brasil. Além do Ceará o Brasil tbm mora em meu coração. ( foto ficou legal !!!!)

MCC e MIS abrem exposição Memórias da Cidade

Com curadoria de Valeria Laena, a mostra, organizada pelo Memorial da Cultura Cearense (MCC) e pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), reúne fotografias e documentos da capital cearense entre as décadas de 1880 e 1950.

O Memorial da Cultura Cearense (MCC) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) abrem, dia 28 de abril, a exposição Memórias da Cidade. Com curadoria de Valeria Laena, a montagem reúne fotografias da capital cearense entre as décadas de 1880 e 1950. O recorte temporal da exposição foi feito a partir das transformações sofridas na cidade a partir do final do século XIX. O processo de modernização das ruas da capital cearense transformou não somente o cenário urbano assim como incorporou novos comportamentos nos cidadãos. Fortaleza ganha novos serviços e equipamentos urbanos. Os primeiros automóveis começam a circular pelas ruas pavimentadas. Até a década de 1950 nota-se uma alteração da relação entre espaço e transeunte.
Memórias da Cidade desperta diálogos com a vida e antropologia dos sentimentos assim como dos objetos, a partir da construção da urbanidade. O imaginário se funde a realidade através de montagens fotográficas que apontam para uma trajetória ou uma maneira humana de viver. “Este acervo que está sendo montado busca pensar os lugares perdidos da memória local. Pretende-se aqui pensar políticas de valorização do que pode ser bom para a capital cearense”, diz a curadora Valéria Laena.
PalestrasDurante as quartas-feiras de maio e junho, o Memorial da Cultura Cearense e o Museu da Imagem e do Som promovem ainda uma série de encontros entre apaixonados pela cidade no Caminhos da Memória: Diálogos sobre Fortaleza. Olhares diferentes sobre a mesma cidade – ou sobre as cidades dentro de uma mesma cidade – servem de mote para acadêmicos e memorialistas. Em dedos de prosa, os convidados discutem a capital cearense, sua história e paradoxos. O primeiro encontro, que acontece dia 3 de maio, traz uma conversa entre o historiador Sebastião Rogério Pontes e o memorialista Nirez sobre a Bélle Époque em Fortaleza. A fala de abertura é da diretora do MCC e curadora da exposição Memórias da Cidade, Valéria Laena.

Serviço: Memórias da Cidade, no Memorial da Cultura Cearense (MCC).
De terça a domingo, das 14h às 22h.
Ingresso: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia).
Aos domingos a entrada é gratuita.
Outras informações: 3488.8611

30 maio 2006

MAIS UM ESPAÇO PARA CULTURA !!!
Brincantes do Cordão do Caroá
Lançamento da Sexta da Tradição no SESC
No dia 2 de junho foram iniciadas as atividades do SESC – Iracema, novo prédio do SESC localizado na Praia Iracema, ao lado do Dragão do Mar. A Programação teve início com a "Sexta da Tradição". Essa atividade é uma iniciativa do Programa Cultura do SESC-CE em parceria com o Cordão do Caroá que visa concretizar um espaço para apresentações e discussões com os grupos que trabalham suas linguagens em sintonia com os códigos e significados da Cultura Popular de Raiz.
As atividades acontecerão nas sextas-feiras onde se apresentarão tanto grupos tradicionais como Boi Ceará, Discípulos de Mestre Pedro, Reisado do Mestre Aldenir, Coco do Iguape, Banda Cabaçal Padre Cícero, entre outros, bem como grupos mais contemporâneos como Cordão do Caroá, Fulô da Aurora, Maracatu Vigna Vulgaris e outros.
Dia 2 de junho o lançamento do projeto foi com o Grupo Brincantes Cordão do Caroá acompanhado do seu Movimento Percussivo que realizou uma troca de saberes vivenciados ao longo de sua trajetória promovendo uma interação entre o grupo e os convidados.
SAIBA MAIS SOBRE O CORDÃO
A programação para o mês de junho está confirmada com os seguintes grupos:
09/06 - Banda Cabaçal Fulô da Aurora.
16/06 - Tambor de Benfica (Movimento Percussivo Brincantes Cordão do Caroá).
23/06 - Boi Ceará (Mestre Zé Pio).
30/06 - Entremeios, Embaixadas e Cortejos (Reisado Brincantes Cordão do Caroá).
Data: 09/02
Horário: 20hLocal: SESC Iracema
Endereço: Rua Boris, 90, Praia de Iracema (ao lado do Dragão do Mar)
Entrada: 2,00R$ (Inteira) e 1,00R$ (Meia)
Valorize a Cultura Popular Cearense!!!

ÁGUA DE QUARTINHA

Iniciado em 2004, o trabalho autoral do grupo é marcado pela musicalidade típica do nordeste brasileiro: pífanos, zabumba, alfaia, triângulo, ganzá, rabeca e vozes aboiadas. O repertório é inspirado nas heranças musicais: Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, Irmãos Aniceto, Jacinto Silva, dentre outros.
Além da ancestralidade, também marcam as composições da Água de Quartinha as referências da música popular contemporânea, destacando nomes como Hermeto Paschoal, Cascabulho, Arnaldo Antunes, Chico Science, Banda de Pife Muderno (sic), Renegados, Jácio Cidade e muito mais.Para essa apresentação, o grupo traz um novo integrante, Jorge Santa Rosa, músico experiente que integra o grupo Syntagma tocando contrabaixo e viola da gamba. Santa Rosa traz para a Água de Quartinha sua vivência com a música Medieval e Barroca, nem tão distantes assim da tradição musical nordestina, como já disse Ariano Suassuna em suas pesquisas armoriais.
Vejamos no que dá mais essa experimentação!Será uma demonstração de que, junto com Jorge Santa Rosa, Zé Rodrigues (pífano e voz), Ninno Amorim e Rodrigo de Oliveira (percussão e voz) e Erivan Filho (pífano, guitarra, percussão e voz) vêm amadurecendo o repertório da banda: “Repente pra Maria”, “Dolores”, “Peleja (ou Canela Seca)”, “Formigueiro”, releituras de “O Ovo” (Hermeto Paschoal), “Feira de Mangaio” (Sivuca) e “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos), além das novas “Gandaia”, “Canto pra Iaiá” e mais surpresas.
Convidados especiais também marcam presença nessa apresentação. Ainda a confirmar: Caravana Cultural, Renegados, DJ Guga de Castro, Oscar Arruda, Alexandre Costa, Uirá dos Reis, Gigi Castro e Seus Heróis, Tambor de Criôla de Marcello Santos e grupo Parandy.Nós sabemos que o bom mesmo é ver (e ouvir) o grupo tocando, o suor banhando a pele, a vida pulsando nas veias. Beba dessa Água de Quartinha! Todos Convidados!

grupo ÁGUA DE QUARTINHA – show “desconserto”
dia 03 de Junho de 2006 (sábado)
teatro SESC emiliano queiroz (av. duque de caxias, 1701 – centro de fortaleza / CE);
info: (85)3214-5514, 9607-6013 e 3452-9066
tembiu@gmail.com e www.tramavirtual.com.br/agua_de_quartinha
entrada: r$5 e r$10

22 maio 2006

Saem selecionados do Cine Ceará
O Cine Ceará chega à 16° edição anunciando alargar os horizontes. O evento passa à categoria de Festival Ibero-Americano de Cinema e traz para a Mostra Competitiva de Longa-Metragem nove produções estrangeiras da Argentina, México, Espanha, Equador, Venezuela, Chile, Portugal, Peru e Cuba. O festival ainda ganha três dias a mais de programação e rende homenagem à produtora Globo Filmes
Onze longa-metragens foram selecionados para a Mostra Competitiva do 16º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, entre os dias 30 de maio e 8 de junho, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro. São quatro longas a mais do que o ano passado. A lista inclui nove filmes estrangeiros, da Argentina, México, Espanha, Equador, Venezuela, Chile, Portugal, Peru e Cuba, em produções individuais ou co-produções com outros países, e dois filmes brasileiros, As Tentações do Irmão Sebastião, do cineasta cearense José Araújo, que abre a programação do Festival, e Agostinho da Silva - Um Pensamento Vivo, de João Rodrigo Mattos, da Bahia. Dos 11 selecionados, 10 são inéditos no Brasil. Ao todo, foram inscritos 93 longas metragens, sendo 56 de países ibero-americanos e 37 brasileiros.
A organização do evento anuncia alargar os horizontes a partir desta edição. O evento, até então nacional, passa à categoria de Festival Ibero-Americano de Cinema e a contar com 10 dias de programação, três a mais do que nas edições passadas. "Essa mudança se deve, passados esses 15 anos, ao amadurecomento do festival e a ligação profunda com escola internacional de Cuba (Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los BaÀos). Eu e Marcos Moura (cineasta cearense e chefe da cátedra de direção da escola cubana) fomos alunos da primeira geração da escola. Em cima dessa relação, surgiram vários contatos", conta diretor da Casa Amarela e cineasta cearense Wolney Oliveira. Segundo ele, essa ampliação é também uma forma de se diferenciar dos demais eventos que acontecem no país. "Hoje temos 120 festivais no Brasil. E todo dia aparece outro", diz. "Queremos ocupar o espaço internaciobnal como um grande festival", assegura.
Os 11 longas da mostra principal foram selecionados por uma comissão coordenada pela curadora Patricia Martín, representante no Brasil da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los BaÀos, de Cuba, pela cineasta e produtora Patrícia Baía, além de Wolney Oliveira. O cineasta explica porque apenas dois filmes brasileiros entraram para a mostra competitiva de longas. "Isso tem uma lógica. Eu não posso fazer um festival Ibero-Americano e botar metade dos filmes brasileiros", justifica. Para o diretor, o fato de filmes nacionais competirem na mesma mostra com estrangeiros é uma forma de valorizar o talento local. "O cinema brasileiro não tem nada a desejar a nenhuma cinematografia", defende. Os longas selecionados concorrem a um prêmio principal de U$ 10 mil (dez mil dólares) e ainda ao Troféu Eusélio Oliveira nas categorias Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte, Ator e Atriz. Para a mostra em Curta Metragem, composta por filmes nacionais, foram selecionadas 26 produções, de um total de 350 inscritos. Doze são ficção (três cearenses), nove documentários (outras três produções cearenses), quatro animações e um vídeo experimental. A comissão julgadora foi formada pela cineasta Margarita Hernandez, pelo produtor cultural Franzé Santos e pelo realizador Tiago Therrien.
Na programação deste ano uma novidade, é a Mostra Globo Filmes, que rende homenagem à produtora nacional e exibe sete de suas produções, entre as maiores bilheterias brasileiras dos últimos dez anos. Além da Mostra, o Modelo de Co-Produção da Globo Filmes será tema de seminário do diretor executivo da produtora Carlos Eduardo Rodrigues. "Apesar de muita gente criticar, o papel da Globo Filmes é fundamental para a retomada do público do cinema brasileiro. O lado bom é muito maior do que os problemas", diz Wolney. Segundo o diretor, existe uma certa "xenofobia" que deveria acabar. "É um império, mas é um império brasileiro", diz. "O cineasta brasileiro tem que botar na cabeça de vez que o cinema não sobrevive sem a televisão", justifica.
Como nas edições anteriores, o 16º Cine Ceará vai agregar às Mostras Competitivas uma programação de seminários, oficinas, lançamentos de livros e mostras especiais, voltadas para a produção do cinema nacional, e agora, também, ibero-americano. Estão confirmadas as mostras paralelas Olhar do Ceará, com apresentações dos curtas-metragens cearenses não selecionados para a mostra competitiva; e as quatro Mostras Sociais que incluem: Cinema nos Bairros, com exibições de filmes em bairros de Fortaleza; "Cinema no Interior", que levará filmes para municípios do interior do Ceará; "O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece", voltado para crianças de escolas públicas; e Mostra da Melhor Idade, direcionada para idosos atendidos por lares e abrigos.
A partir do dia 15 de maio, o credenciamento para o 16º Cine Ceará poderá ser feito no quiosque do Serviço Social do Comércio (Sesc) montado na Praça do Ferreira em frente ao Centro Cultural Sesc Severiano Ribeiro, no Centro de Fortaleza, na Casa Amarela Eusélio Oliveira e postos credenciados. Os interessados devem trocar 1 kg (um quilo) de alimento não-perecível pela credencial que dará direito a acompanhar as mostras competitivas e paralelas em todos os locais de exibição, exceto para as solenidades de abertura e encerramento. Os alimentos arrecadados serão doados ao projeto "Mesa Brasil Sesc - Amigos do Prato", uma iniciativa do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/Ceará) parceiro do Cine Ceará.

DONA ZEFINHA EM SÃO PAULO

A D. Zefinha vai estar em São Paulo de 01 a 15 de Junho de 2006 participando do Salão de Turismo e realizando alguns outros shows na passagem por SP, fiquem atentos e convidem a todos. Um grande abraço da família Zefinha!

19 maio 2006

MINI-MUSEU FIRMEZA

Canto da Nice e do Estrigas
O mini-museu é considerado pela crítica especializada como o mais completo em documentos e obras que representam períodos das artes visuais no Ceará.


Estrigas
Num ambiente cercado por mangueiras, roseiras e outras diversidades de plantas, é possível encontrar exemplares das mais diversas manifestações artísticas cearenses: pinturas, esculturas, catálogos, livros, registros da história da arte do Ceará em recortes de jornais.
O Mini-Museu Firmeza é mantido desde a década de 70 pelos artistas plásticos Estrigas e Nice, no sítio do casal no Mondubim.


O mini-museu é considerado pela crítica especializada como o mais completo em documentos e obras que representam períodos das artes visuais no Ceará, abrigando exemplares das mais diversas manifestações artísticas do Ceará, desde a pré-história à geração atual.
Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas, é o grande nome da arte plástica no Ceará, escritor e pesquisador da arte cearense. O mestre também abre as portas do seu museu-ateliê para ensinar sua arte, discutir sobre técnicas e contemporaneidade.

O Mini-Museu funciona na Via Férrea, 259 - Mondubim. A entrada é gratuita

16 maio 2006

Projeto Pixinguinha encerra turnê em Fortaleza

O Projeto Pixinguinha, consagrado por levar a pluralidade da música brasileira aos quatro cantos do país, realiza show com sabor de despedida. Kátia B, Flu e Vítor Ramil apresentam o último espetáculo da caravana de 2006, no Anfiteatro do Dragão do Mar .
O Projeto Pixinguinha, famoso por levar artistas desconhecidos para públicos de todo o país, encerra turnê deste ano nesta terça-feira, 16, a partir das 20h, no Anfiteatro do Dragão do Mar. A caravana dos cantores Kátia B, Flu e Vítor Ramil, passou por Salvador, Aracaju, Maceió, João Pessoa, Recife, Natal e Mossoró (RN), e chega hoje a Fortaleza para mostrar uma rica troca de experiências artísticas. Uma mistura que é a cara do Brasil.
Esta edição do projeto é marcada pela presença de artistas ainda jovens, mas que já estão na estrada há algum tempo. O gaúcho Flu, por exemplo, é ex integrante da banda De Falla e com ela já gravou seis discos. Na carreira solo, o músico transita por estilos como o rock e a música eletrônica, e já gravou o CD No Flu do Mundo. Já a cantora Kátia B, que em 2000 lançou o primeiro CD, homônimo, apresenta o segundo trabalho Só Deixo Meu Coração na Mão de Quem Pode. Kátia ainda conta com as parcerias de peso, como Pedro Luís, Egberto Gismonti e Fausto Fawcett.
O trio desta edição se completa com o músico e escritor, Vitor Ramil. Artista plural, Ramil é autor de sete discos, escreveu uma novela e um ensaio. Gravou seu primeiro disco, Estrela, Estrela (1981) aos 18 anos. De lá pra cá, lançou A Paixão de V Segundo Ele Próprio, Ramilonga – A Estética do Frio, Tambong e Longes. Atualmente, Vítor prepara seu primeiro songbook e mais um disco para esse ano, que será dedicado as milongas (músicas melancólicas cantadas ao som da guitarra ou violão), em especial às poesias do argentino Jorge Luís Borges e do rio-grandense João da Cunha Vargas.
Com espetáculos inéditos, de alta qualidade e a preços populares, o Projeto Pixinguinha se tornou parte do calendário cultural de todo o país, numa iniciativa da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE – órgão do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobrás e apoio da Associação Cultural da FUNARTE.
Serviço:Encerramento da turnê do Projeto Pixinguinha no Anfiteatro do Dragão do Mar, dia 16 de maio a partir das 20h. Com Flu, Kátia B e Vitor Ramil. Ingressos: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Mais informações: 3488.8600
TEATRO JOSÉ DE ALENCAR
Todos os espaços do TJA

Projeto dia D... Theatro de Portas Abertas
7:00h ás 12:00h – O Theatro José de Alencar traz mais uma vez uma programação toda especial com doze horas de espetáculos, especialmente selecionados para fazer desse dia um acontecimento de cultura e lazer a todos que comparecerem. Neste mês o TJA traz uma programação alusiva ao abolição do escravo.
Gratuito.

Palco Principal
14h às 22h- Show Natura Musical
As bandas, com um repertório que mostra as matizes rítmicas e culturais do Brasil, sobe ao palco principal do TJA para gravar ao vivo um CD. Os oito grupos selecionados participaram do projeto entre os meses de outubro de 2005 a março de 2006, como:
*Dona Zefinha,
*Consciência Armada,
*Maracatu Vigna Vulgaris,
*Quinteto Agreste,
*Brincantes Cordão do Caroá,
*Wiliam Rodrigues,
*Dr Raiz e
*Electocactus.

02 maio 2006

Dr. Raiz
QUEM É DR. RAIZ ...
Dr. Raiz é um grupo que existe desde 1998. Os integrantes são todos do Vale do Cariri, no sertão do Ceará, mais precisamente das cidades de Juazeiro do Norte e Crato. Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero, tem quase 200 mil habitantes e a cultura local é fortemente influenciada pelo catolicismo e devoção ao "Padim". A 12 quilômetros de Juazeiro fica Crato, uma cidade menor e de onde saiu um dos integrantes.

O nome do grupo foi tirado de um folheto de cordel de Patativa do Assaré (que também vive na região). Aliás, eles usam e abusam da cultura local, reisado, coco, forró pé-de-serra, baião, maracatu cearense, literatura de cordel, entre outros e aproveitam o contato com mestres para aprender sobre as manifestações. O cordel ainda tem uma participação mais intensa, pois um dos integrantes, o vocalista Júnior Boca escreve e participa do grupo Cordelistas Mauditos.
Receberam dois prêmios em 2001. O prêmio recebido no Festival promovido pelo SESC ainda rendeu mais. Representaram o estado do Ceará na Mostra de música em Maringá e tiveram uma música inclusa no CD gravado ao vivo durante a mostra.

O grupo já se apresentou em vários estados do Brasil, como Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Neste último, além de fazer um show no SESC Ipiranga durante as festas juninas, os percussionistas do grupo deram uma oficina de música baseada nos ritmos da região do Cariri. Outro destaque foi a apresentação no Dragão do Mar, em Fortaleza, em janeiro de 2002. O percussionista "O" Rocha, do Mestre Ambrósio fez uma participação muito especial no show. No mesmo ano, saíram do grupo Ramon e Evaldo.

27 abril 2006

ANIVERSÁRIO DO DRAGÃO

Aniversário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Em cada dia um punhado de alegria. Em cada palco uma boa história a ser contada.
Na passarela, o encontro de olhares envolvidos pelas cores que se entrelaçam na paisagem de Fortaleza.
As artes ocupam os espaços.
A dança, o canto, a melodia e a dramaturgia despertam um diálogo harmonioso com o cenário da cidade.
Desde 1999, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) vem oferecendo ao público atrações que valorizam a cultura brasileira e encantam o imaginário urbano.
Neste ano, o equipamento comemora seu 7° aniversário, em 28 de abril, cheio de bons contos e memórias, com o grande show de Fhátima Santos e do carioca Zé Luís Mazziotti.
A apresentação acontece no Anfiteatro, a partir das 20h. Os dois costuram a noite com um repertório sofisticado. Chico Buarque, Tom Jobim e de Aldir Blanc são alguns dos nomes que inspiram a dupla.
A entrada é gratuita! Cada interessado pode retirar até quatro ingressos do show. E para completar esta data comemorativa, o CDMAC prepara um bolo com sete metros de comprimento. É para agradar todos os sentidos!

Balé Quasar no Dia Mundial da Dança
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) prepara uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Dança, em 29 de abril.
Os bailarinos do Curso Profissionalizante de Dança abrem o dia de comemorações com performances em diversos espaços do equipamento no II Mova-se.
Em seguida, a Quasar Cia. De Dança (GO), convidada especial, sobe ao palco do Teatro Dragão do Mar para apresentar Coreografia para Ouvir, obra de Henrique Rodovalho. Neste trabalho, o grupo se envolve com a musicalidade do cotidiano, permitindo-se ouvir o som do povo brasileiro, suas palavras e murmúrios. Dessa música parte a ligação da dança contemporânea com a cultura popular, expressões aparentemente distantes. O espetáculo é inspirado na série de TV Sons de Rua, dirigida por Roberto Beliner.

17 abril 2006

LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

LIBRAS é o idioma gestual utilizado pelas pessoas surdas. Este idioma possui estrutura gramatical própria e, no lugar das palavras, usamos os SINAIS. Os sinais são construídos a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. Saiba como adquirir o dicionário de LIBRAS. Não demora muito , eu recebi o meu em 1 mês. Aprenda mais adquira um e conheça esse mundo maravilhoso .

Para adquirir o dicionário digital de LIBRAS, escreva para :libras@sp.gov.br
Inclua em sua mensagem as informações abaixo :
Nome :
Endereço :Bairro :
Cidade :Estado :Cep :
Telefone(s):
Endereço Comercial :
Área de Atuação :
Porque quero aprender LIBRAS?
E-mail Pessoal:
E-mail Comercial:



Vejam um pouco do trabalho que é feito nesse coral

http://fotolog.terra.com.br/maosqueencantam

PROGRAME-SE.....
*Macaúba - homenageia o chorinho neste domingo José Felipe da Silva, mais conhecido como Macaúba do Bandolim, vem divulgando, há 40 anos, a primeira expressão musical urbana, o chorinho. Autodidata, o músico passa pela Música Popular Brasileira e Nordestina agradando a todos os gostos. Ele participa das homenagens que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) está prestando ao gênero surgido nas biroscas e quintais dos subúrbios cariocas. O motivo de tanto choro é a chegada do Dia Nacional do Chorinho, que é comemorado em 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha, o maior maestro, compositor e arranjador do choro brasileiro. Durante todo o mês de abril acontecerão shows com grupos locais, sempre às 19h, no Palco Sob a Passarela.A programação é gratuita e mostra que esse ritmo também esquenta o sangue alencarino.
*Projeto Pixinguinha - Na quinta-feira, 20 de abril, a segunda edição deste ano do Projeto Pixinguinha fecha a temporada de shows em Fortaleza – no Anfiteatro do Centro do Dragão do Mar, em show às 20h – reunindo a carioca Fátima Guedes, o tocantinense Genésio Tocantins e o sambista carioca Nei Lopes, acompanhados por Erivelton Silva (bateria), Itamar Assiere (teclado), Jerê (violão), João Baptista (baixo), Naife Simões (percussão), Nilze Carvalho (cavaquinho/violão) e Ruy Quaresma (violão). A caravana estreou em Salvador, passou por Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Mossoró e termina em Fortaleza - pisando firme na estrada em uma rica troca de experiências artísticas – no palco e com o público, que tem o prazer de assistir à magia da integração de muitos estilos e linguagens de diversas regiões do país. Uma mistura que é a cara do Brasil.
*Aniversário do Dragão -Em cada dia um punhado de alegria. Em cada palco uma boa história a ser contada. Na passarela, o encontro de olhares envolvidos pelas cores que se entrelaçam na paisagem de Fortaleza. As artes ocupam os espaços. A dança, o canto, a melodia e a dramaturgia despertam um diálogo harmonioso com o cenário da cidade. Desde 1999, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) vem oferecendo ao público atrações que valorizam a cultura brasileira e encantam o imaginário urbano. Neste ano, o equipamento comemora seu 7° aniversário, em 28 de abril, cheio de bons contos e memórias, com o grande show de Fhátima Santos e do carioca Zé Luís Mazziotti. A apresentação acontece no Anfiteatro, a partir das 20h. Os dois costuram a noite com um repertório sofisticado. Chico Buarque, Tom Jobim e de Aldir Blanc são alguns dos nomes que inspiram a dupla. A entrada é gratuita! Cada interessado pode retirar até quatro ingressos do show. E para completar esta data comemorativa, o CDMAC prepara um bolo com sete metros de comprimento. É para agradar todos os sentidos!
*Balé Quasar no Dia Mundial da Dança O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) prepara uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Dança, em 29 de abril. Os bailarinos do Curso Profissionalizante de Dança abrem o dia de comemorações com performances em diversos espaços do equipamento no II Mova-se. Em seguida, a Quasar Cia. De Dança (GO), convidada especial, sobe ao palco do Teatro Dragão do Mar para apresentar Coreografia para Ouvir, obra de Henrique Rodovalho. Neste trabalho, o grupo se envolve com a musicalidade do cotidiano, permitindo-se ouvir o som do povo brasileiro, suas palavras e murmúrios. Dessa música parte a ligação da dança contemporânea com a cultura popular, expressões aparentemente distantes. O espetáculo é inspirado na série de TV Sons de Rua, dirigida por Roberto Beliner.
**********************************************************************************

12 abril 2006

FORTALEZA, 280 anos

*Madame Lee faz a festa

Para celebrar o aniversário da cidade, Rita Lee e banda no aterro da Praia de Iracema, hoje. A musa do rock brasileiro de todos os tempos virá com novos músicos (mas mantém seus amores, Roberto e Beto), e promete aos fãs uma farra do bem e da boa. Em entrevista por e-mail, Ritinha contou, em primeira mão, quem será a nova cantora dos Mutantes( Zélia Dulcan ).


*Presente de aniversário para Fortaleza

Fortaleza é a personagem principal de uma série de 12 cadernos publicados pelo O POVO a partir de amanhã, aniversário da cidade. “Fortaleza Revista” oferece um ponto de partida para se conhecer mais sobre as múltiplas faces dessa metrópole.


*Museu do Ceará

Fortaleza comemora 280 anos de fundação na próxima quinta-feira (13), em homenagem pela data a Secult, por intermédio do Museu do Ceará, realiza exposição “Placas e Plantas de Fortaleza."

Fortaleza comemora 280 anos de fundação na próxima quinta-feira (13), em homenagem pela data a Secretaria da Cultura, por intermédio do Museu do Ceará, realiza a exposição “Placas e Plantas da capital no século XIX e XX”, a partir de terça-feira (11), às 18 horas. Para o coordenador da exposição, Antônio Luiz Macedo e Silva Filho, “Placas e plantas são vestígios de uma história urbana: concretizações desse paradoxo moderno – o de marcadores espaciais que, a um só tempo, pretendem fornecer balizas seguras para a circulação e ingressam no cotidiano de fluidez e movimento das grandes cidades”.

Em Fortaleza, durante a maior parte do século XIX, não existia placas de rua na sua paisagem. A partir de 1865, a cidade ganha um traçado mais ordenado, recebendo nomes oficiais para seus logradouros, embora seus habitantes continuavam usando as denominações que a tradição popular havia legado. Por outro lado, as plantas das cidades não encontravam reproduções com facilidade como nos tempos atuais, que qualquer curioso tem acesso na internet plantas aéreas das metrópoles.

A exposição destaca exemplares de placas antigas, feitas de metal ou pedra sempre fixadas em muros e paredes, bem diferentes das atuais, confeccionadas em materiais leves e postadas nos mais diferentes locais. As plantas ganharam mobilidade, são portáteis, compactas e dobráveis. “Placas e Plantas, ambas se tornaram dispositivos de orientação indispensáveis do homem urbano nos seus deslocamentos pelas metrópoles”, destaca Antônio Luiz Macedo e Silva Filho.

Serviço:
Museu do Ceará: Rua São Paulo, 51 – Centro
Horário para visitação: terça a sábado (8h30min às 17 horas) domingo (09 às 17 horas)
Informações: 3101.2609

10 abril 2006



CAMPEÃO CEARENSE DE 2006!


O jogo começa nervoso, mas com a formação alvinegra tomando as iniciativas com os atacantes Reinaldo Aleluia e Vinícius, a rápida movimentação alvinegra confundia o posicionamento tricolor, o que colaborava muito para uma excelente performance dos marcadores do Ceará que conseguiram com sucesso na primeira etapa eliminar o ataque rival, que teve apenas uma grande chance de gol neste primeiro tempo com Rinaldo recebendo lançamento em profundidade, consequentemente havendo importante intervenção do goleirão Adilson.

Na volta do intervalo, o Fortaleza começa com o domínio da partida, a principal peça de ataque deles, Rinaldo, dá trabalho a defesa alvinegra, que logo depois aos 2 minutos vê Adilson fazer bela defesa após um perigoso chute de Dude. O joga torna-se mais aberto, por consequência mais emocionamente, Vinícius começa a se destacar com mais volúpia de jogo, é quando no meio tempo se inicía as substituíções da partida.

O GOL alvinegro se desenha após falha do meio campista tricolor Rabicó ao errar um lançamento, Aleluia sái com a bola dominada, carrega até a entrada da área quando rola para Vinícius dominar, ajeitar e fuzilar pro gol de Maizena, era o gol que dava o título ao Alvinegro mais querido, após grande pressão do adversário.

Helinho que entrara no lugar de Jorge Henrique com um leve toque manda a bola na trave e no rebote rola a bola para Arlindo Maracanã que isola por cima da meta tricolor. Logo após, torcida Alvinegra já grita é campeão. Adilson se consagra como paredão alvinegro. Fazendo um verdadeiro milagre no chute de Dude. O adversário se desespera e parte para cima. Nos minutos finais a torcida alvinegra grita olé... final Ceará campeão 1xFortaleza 0.

E o final da partida uma das pessoas que mais curtiu o heróico título, foi o presidente alvinegro EUGÊNIO RABELO, talvez, o mais carojoso dos últimos anos, afinal, sempre que o time assimalava uma derrota vergonhosa, era quem dava sua cara à bater. Eugênio subiu junto dos jogadores para comemorar, levantou a taça e deu voltas olimpicas ao redor do campo do Estádio Castelão. O Vozão termina o Campeonato com a mesma pontuação do rival, 42 pontos consquistados e confirmando o seu 39º título estadual. É Campeão! É Campeão.

Por Igor Fontenele.
Equipe Vozão.Com

07 abril 2006

Choro de pai pra filho

O jovem Marinaldo, neto de Walter Macaúba e filho de Macaúba do Bandolim carrega nas veias a excelência rítmica do chorinho. Bandolinista de sangue e carteirinha, o músico se apresenta neste domingo no Espaço Rogaciano Leite Filho.

Neto e filho de peixe. Aos 20 anos de idade, Marinaldo Carmo da Silva impressiona platéias e afirma seu espaço nos palcos instrumentais brasileiros. Seu avô, Walter Macaúba, um chorão bandolinista nas horas vagas, influenciou o filho José Felipe Macaúba, um dos maiores talentos do bandolim nacional na atualidade. Com o ritmo das cordas correndo pelas veias, Marinaldo aprende a tocar bandolim aos 15 anos de idade, mas claro, já trazia de ouvido os acordes e vibrações do instrumento. Cresceu ao som de Jacob do Bandolim, Pixinguinha e dos banquetes harmônicos ofertados aos ouvidos de quem acompanhava as rodas de chorinho do pai. Sem muita demora, o jovem bandolinista torna-se profissional, integra grupos de chorinho de Fortaleza e acompanha músicos renomados como o maestro Tarcísio Sardinha. Com vasto repertório, Marinaldo do Bandolim, como foi apelidado o novo chorão, apresenta sua música neste domingo, 9 de abril, no Espaço Rogaciano Leite do Centro Dragão do Mar, às 19 horas.

O show oferece composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo, e dos cearenses Tarcísio Sardinha, Fabio Cláudio e de Macaúba. Acompanhado de Davi, no violão de 7 cordas, Luiz José no cavaquinho e Gildo no pandeiro, Marinaldo representa a nova gerações de instrumentistas que prima pela sobrevivência da boa música brasileira. “Queremos ajudar a imortalizar o choro”, explica o prodígio. Marinaldo comenta sobre a grande quantidade de músicos que gostam e desejam aprender o chorinho, mas os espaços de divulgação não comportam esse público. “Tem muita gente nova tocando bandolim, cavaquinho, pandeiro. Essa gente tem que ser ouvida. Eles precisam tocar, ensaiar e participar das rodas de chorinho”, enfatiza o jovem, que passou pelo grupo Choromingando, onde gravou CD, e pelo Grupo de Chorinho da Funcet, dirigido por Tarcísio Sardinha.

Atual integrante do grupo Samba da Gente, o bandolinista revela suas metas musicais e não esconde a idolatria pelo pai. “Quero gravar chorinho, tocar chorinho, viver do chorinho, mas sempre através das composições de meu pai. Quero divulgar as músicas dele”, orgulha-se. E o pai Macaúba, autodidata consagrado pela excelência técnica no domínio do bandolim, também mostrará sua virtuosidade ao público do Espaço Rogaciano Leite Filho. Porém, os independentes bandolinistas não dividirão o palco. É que Macaúba se apresenta no domingo seguinte, 23 de abril, data de nascimento do músico Pixinguinha, compondo o Mês do Choro, evento organizado pelo Dragão do Mar.

Serviço: Mês do Choro, evento em comemoração ao Dia Nacional do Chorinho, 23 de abril. Shows aos domingos de abril, no Espaço Rogaciano Leite Filho, às 19hs. Entrada Franca. Dia 9 – Marinaldo do Bandolim; dia 16 - Receita de Choro; dia 23 – Macaúba; dia 30 - Carlinhos Patriolino. Outras informações: (85) 3488.8600.

Programe-se.....

*CLÁSSICO DO FUTEBOL CEARENSE - CEARÁ x fortaleza

Dia :09/04 as 16:00Segunda partida da final entre CEARÁ e fortaleza . Onde o CEARÁ joga com vantagem do empate , pois ganhou a primeira partida po 1 x 0. Saldações Alvinegras.

*Hamilton de Holanda Quinteto

Dia :10 /04

Loca; Teatro José de Alencar

Horario : 21:00
O show faz parte da turnê de lançamento do CD BRASILIANOS, que é uma homenagem a música brasileira contemporânea. Com um repertório composto por músicas do bandolinista Hamilton de Holanda e releituras de Procissão de Gilberto Gil e Trenzinho do Caipira de Villa-Lobos.
R$10,00 (inteira)
*******************************************************************************

06 abril 2006

Adeus ao mestre
Hoje às 2 horas da manhã, mestre Juca do Balaio nos deixou.
Mas fica os seus ensinamentos, sua paixão pelo maracatu.
Salve Mestre Juca do Balaio.

Joaquim Pessoa de Araújo, o Mestre Juca do Balaio, era o mais antigo brincante em atividade no maracatu de Fortaleza, desfilou seu balaio de frutas tropicais, feito escravo de ganho entoando pregões, animou o carnaval de Fortaleza e contribuiu para a consolidação do maracatu como o mais legítimo representante da cultura tradicional do povo da capital cearense.

Nascido no dia 30 de janeiro de 1923, na cidade de Cedro, filho de Joaquim Pessoa de Araújo e Francisca Pessoa Lima, foi criado com o costume de participar constantemente dos folguedos populares, batendo perna para acompanhar e ver de perto reisados, bandas cabaçais, cantorias, caretas, dança de boi, queimação do Judas e dramas nos quintais e nas calçadas. Sua participação no carnaval de rua em Fortaleza, como brincante de maracatu, aconteceu pela primeira vez em 1939, com o Mestre Juca integrando o cordão de índios. Compositor e tirador de loas, desfilava como balaieiro no Maracatu Az de Ouro desde 1970, época em que, brincando no Maracatu Rei de Paus, reuniu-se a Zé Rainha e outros brincantes para realizar uma antiga vontade de Raimundo Alves Feitosa, o Raimundo Boca Aberta, e trazer de volta aos desfiles o Maracatu Az de Ouro, obtendo reconhecimento popular e emprestando sua larga experiência ao folguedo na confecção de fantasias, alegorias e adereços, além de criar temas, enredos e loas.

Em julho de 1997 foi homenageado como a grande personalidade do VIII Festival des Folclores du Bray-Dunes, região norte da França, onde esteve como convidado da delegação cearense que mostrou o maracatu na Europa, reunindo brincantes do Maracatu Vozes d´África e os artistas Calé Alencar, Descartes Gadelha, Sandra Veloso e Marcos Melo. Durante a excursão, Mestre Juca apresentou seus requebros e equilibrou seu vistoso balaio por várias cidades francesas, a exemplo de Bray-Dunes, Calais e Dunkerke, e também em Bruges, na Bélgica. Nesse mesmo ano recebeu o Diploma de Mérito Cultural da Fundação Cultural de Fortaleza, em solenidade realizada no Anfiteatro Lauro Maia, por ocasião do Dia Nacional da Cultura e da Ciência.Mestre Juca exerceu os cargos de presidente do Maracatu Az de Ouro e da Federação das Agremiações Carnavalescas do Ceará, época em que o carnaval de rua de Fortaleza deu um salto qualitativo sem precedentes e, ao final de sua gestão, em março de 2003, inaugurou a sede própria da Federação.

Mestre Juca do Balaio participou como compositor e tirador de loas em inúmeros espetáculos musicais, atuando ao lado de cantores, compositores e grupos musicais cearenses como Calé Alencar, Dilson Pinheiro, Pingo de Fortaleza e Maracatu Vigna Vulgaris, tendo registrado sua voz brejeira e suas loas nos discos Maracatus & Batuques, Olha o Meu Emblema e Cai Na Gandaia e Mestre Juca do Balaio, O Tirador de Loas, lançados pelo selo Equatorial Produções. Em 2003, ano da homenagem prestada pelo Maracatu Az de Ouro em plena avenida, comemorando os 80 anos de seu mais antigo brincante com o tema Mestre Juca do Balaio, Um Artista Cearense, Um Cidadão Brasileiro, criação de Calé Alencar, o mestre Juca recebeu do Governo do Estado título de mestre da cultura popular, representando os demais mestres cearenses, em solenidade no Palácio da Abolição.

Programe-se.....

*ALPHA BLONDY e ANDREAD JÓ

Dia: 07/04

Local: Biruta - Fortaleza-ce

Uma noite histórica de muito Reggae MusicAlpha Blondy(um dos maiores nome do Reggae Mundial) e ANDREAD JÓ(apresentando músicas novas já do segundo CD que está sendo gravado ) e também Banda Kayangaço e Dj Biruta

* ZECA BALEIRO

Dia :08/04

Local : Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro

Hora: 20:00 e 22:00

*CLÁSSICO DO FUTEBOL CEARENSE - CEARÁ x fortaleza
Dia :09/04 as 16:00
Segunda partida da final entre CEARÁ e fortaleza . Onde o CEARÁ joga com vantagem do empate , pois ganhou a primeira partida po 1 x 0. Saldações Alvinegras.


*******************************************************************

03 abril 2006

Aniversário de Fortaleza chegando.....( 13 de abril)

Conheçam mais sobre essa cidade chamada FORTALEZA

Praça do Ferreira (antes)


Fortaleza que se instalava a 13 de abril de 1726 nascia com os atributos reais de promover o aumento da Capitania do Ceará Grande, de administrar justiça aos seus moradores e de cuidar do bem-comum, guardando em tudo as ordens e fiel vassalagem d'el-rei, seu criador.Edificada sob as graças de Nossa Senhora da Assunção e já considerada bela pela sua fortuna topográfica, Fortaleza haveria de firmar-se como uma fada urbana, capaz de encantar por seus contornos de sua privilegiada natureza.Com o passar do tempo, descobria-se outro atributo estético de Fortaleza: o de musa inspiradora dos poetas e musicistas nascidos em seus berços esplêndidos ou vindos de outras terras, atraídos pelas suas nuances tropicais e pela sua vocação hospitaleira.

Praça do Ferreira ( hoje)


...Banhada pelo sol o ano inteiro, a orla é adornada por areias brancas e macias, e belos coqueirais. Essa paisagem também é usufruida dos edifícios e hoteis elegantes da avenida beira-Mar...A loira desposada do sol crescente evoluiu em todos os sentidos, mas continuou insinuante e cada vez mais bela, seduzindo o turista pela sua formosura e atraindo os homens de negócios pelas suas potencialidades econômicas.O visitante que chega a Fortaleza, hoje uma metrópole com 2 milhões de habitantes admirada por turistas do mundo inteiro, dificilmente imagina que, em seus primórdios, ela parecia ter poucas chances de evoluir.Enquanto Capitania, O Ceará não recebia atenção alguma. Sua ocupação de fato foi iniciada por Martim Soares Moreno, o capitão português que serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance "Iracema" de José de Alencar

Programe-se.....
*ALPHA BLONDY e ANDREAD JÓ
Dia: 07/04
Local: Biruta - Fortaleza-ce
Uma noite histórica de muito Reggae MusicAlpha Blondy(um dos maiores nome do Reggae Mundial) e ANDREAD JÓ(apresentando músicas novas já do segundo CD que está sendo gravado ) e também Banda Kayangaço e Dj Biruta

* ZECA BALEIRO
Dia :08/04
Local : Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro
Hora: 20:00 e 22:00

*CLÁSSICO DO FUTEBOL CEARENSE - CEARÁ x fortaleza

Dia :09/04 as 16:00

Segunda partida da final entre CEARÁ e fortaleza . Onde o CEARÁ joga com vantagem do empate , pois ganhou a primeira partida po 1 x 0. Saldações Alvinegras.

*******************************************************************

27 março 2006

Dia mundial do Teatro - 27 de março

*********Teatro José de Alencar************

Em 1904, na segunda administração de Nogueira Acioli , é oficialmente autorizada a construção do Theatro José de Alencar através da lei 768, de 20 de agosto.
Porém, passaram-se ainda quatro anos para as obras começarem, exatamente no dia 06 de junho de 1908, quando toda a estrutura metálica já se encontrava em Fortaleza e foi apresentada em praça pública numa grande exposição. As peças metálicas vieram de Glasgow, na Escócia, importadas pela Casa Boris e fundidas pela Walter Mac Farlane & Companhia.


O Theatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente no dia 17 de junho de 1910, com a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pelos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge. Na praça, rodas de fogo, morteiros, foguetes e girândolas num verdadeiro milagre pirotécnico, abrilhantavam a festa. No início do século, ao fazer o projeto arquitetônico do Theatro José de Alencar, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro - jardim.Mas o jardim mesmo só foi construído anos depois da festa de inauguração, na reforma de 1974 a abril de 1975. Ele ocupa todo o espaço vizinho ao Theatro, pelo lado leste, onde havia antes um prédio que primeiro abrigou o Quartel de Cavalaria e em seguida o Centro de Saúde. Foi demolido em 1973.


Um novo prédio foi incorporado ao Theatro José de Alencar na reforma de 1989 a 1990. Identificado como anexo, o prédio situa-se no lado oeste, logo atrás da antiga sede da Faculdade de Odontologia. Possui 2.600 metros quadrados e dois pavimentos, com acesso independente pela rua 24 de Maio

*****************************************************************************