
30 maio 2006

ÁGUA DE QUARTINHA

Iniciado em 2004, o trabalho autoral do grupo é marcado pela musicalidade típica do nordeste brasileiro: pífanos, zabumba, alfaia, triângulo, ganzá, rabeca e vozes aboiadas. O repertório é inspirado nas heranças musicais: Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, Irmãos Aniceto, Jacinto Silva, dentre outros.
Além da ancestralidade, também marcam as composições da Água de Quartinha as referências da música popular contemporânea, destacando nomes como Hermeto Paschoal, Cascabulho, Arnaldo Antunes, Chico Science, Banda de Pife Muderno (sic), Renegados, Jácio Cidade e muito mais.Para essa apresentação, o grupo traz um novo integrante, Jorge Santa Rosa, músico experiente que integra o grupo Syntagma tocando contrabaixo e viola da gamba. Santa Rosa traz para a Água de Quartinha sua vivência com a música Medieval e Barroca, nem tão distantes assim da tradição musical nordestina, como já disse Ariano Suassuna em suas pesquisas armoriais.
Vejamos no que dá mais essa experimentação!Será uma demonstração de que, junto com Jorge Santa Rosa, Zé Rodrigues (pífano e voz), Ninno Amorim e Rodrigo de Oliveira (percussão e voz) e Erivan Filho (pífano, guitarra, percussão e voz) vêm amadurecendo o repertório da banda: “Repente pra Maria”, “Dolores”, “Peleja (ou Canela Seca)”, “Formigueiro”, releituras de “O Ovo” (Hermeto Paschoal), “Feira de Mangaio” (Sivuca) e “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos), além das novas “Gandaia”, “Canto pra Iaiá” e mais surpresas.
Convidados especiais também marcam presença nessa apresentação. Ainda a confirmar: Caravana Cultural, Renegados, DJ Guga de Castro, Oscar Arruda, Alexandre Costa, Uirá dos Reis, Gigi Castro e Seus Heróis, Tambor de Criôla de Marcello Santos e grupo Parandy.Nós sabemos que o bom mesmo é ver (e ouvir) o grupo tocando, o suor banhando a pele, a vida pulsando nas veias. Beba dessa Água de Quartinha! Todos Convidados!
grupo ÁGUA DE QUARTINHA – show “desconserto”
dia 03 de Junho de 2006 (sábado)
teatro SESC emiliano queiroz (av. duque de caxias, 1701 – centro de fortaleza / CE);
info: (85)3214-5514, 9607-6013 e 3452-9066
tembiu@gmail.com e www.tramavirtual.com.br/agua_de_quartinha
entrada: r$5 e r$10
22 maio 2006

DONA ZEFINHA EM SÃO PAULO

A D. Zefinha vai estar em São Paulo de 01 a 15 de Junho de 2006 participando do Salão de Turismo e realizando alguns outros shows na passagem por SP, fiquem atentos e convidem a todos. Um grande abraço da família Zefinha!
19 maio 2006
Canto da Nice e do Estrigas
O mini-museu é considerado pela crítica especializada como o mais completo em documentos e obras que representam períodos das artes visuais no Ceará.
Estrigas
Num ambiente cercado por mangueiras, roseiras e outras diversidades de plantas, é possível encontrar exemplares das mais diversas manifestações artísticas cearenses: pinturas, esculturas, catálogos, livros, registros da história da arte do Ceará em recortes de jornais.
O Mini-Museu Firmeza é mantido desde a década de 70 pelos artistas plásticos Estrigas e Nice, no sítio do casal no Mondubim.

O mini-museu é considerado pela crítica especializada como o mais completo em documentos e obras que representam períodos das artes visuais no Ceará, abrigando exemplares das mais diversas manifestações artísticas do Ceará, desde a pré-história à geração atual.
Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas, é o grande nome da arte plástica no Ceará, escritor e pesquisador da arte cearense. O mestre também abre as portas do seu museu-ateliê para ensinar sua arte, discutir sobre técnicas e contemporaneidade.
O Mini-Museu funciona na Via Férrea, 259 - Mondubim. A entrada é gratuita
16 maio 2006
O Projeto Pixinguinha, consagrado por levar a pluralidade da música brasileira aos quatro cantos do país, realiza show com sabor de despedida. Kátia B, Flu e Vítor Ramil apresentam o último espetáculo da caravana de 2006, no Anfiteatro do Dragão do Mar .
Esta edição do projeto é marcada pela presença de artistas ainda jovens, mas que já estão na estrada há algum tempo. O gaúcho Flu, por exemplo, é ex integrante da banda De Falla e com ela já gravou seis discos. Na carreira solo, o músico transita por estilos como o rock e a música eletrônica, e já gravou o CD No Flu do Mundo. Já a cantora Kátia B, que em 2000 lançou o primeiro CD, homônimo, apresenta o segundo trabalho Só Deixo Meu Coração na Mão de Quem Pode. Kátia ainda conta com as parcerias de peso, como Pedro Luís, Egberto Gismonti e Fausto Fawcett.
O trio desta edição se completa com o músico e escritor, Vitor Ramil. Artista plural, Ramil é autor de sete discos, escreveu uma novela e um ensaio. Gravou seu primeiro disco, Estrela, Estrela (1981) aos 18 anos. De lá pra cá, lançou A Paixão de V Segundo Ele Próprio, Ramilonga – A Estética do Frio, Tambong e Longes. Atualmente, Vítor prepara seu primeiro songbook e mais um disco para esse ano, que será dedicado as milongas (músicas melancólicas cantadas ao som da guitarra ou violão), em especial às poesias do argentino Jorge Luís Borges e do rio-grandense João da Cunha Vargas.
Com espetáculos inéditos, de alta qualidade e a preços populares, o Projeto Pixinguinha se tornou parte do calendário cultural de todo o país, numa iniciativa da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE – órgão do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobrás e apoio da Associação Cultural da FUNARTE.
Serviço:Encerramento da turnê do Projeto Pixinguinha no Anfiteatro do Dragão do Mar, dia 16 de maio a partir das 20h. Com Flu, Kátia B e Vitor Ramil. Ingressos: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Mais informações: 3488.8600
Projeto dia D... Theatro de Portas Abertas
7:00h ás 12:00h – O Theatro José de Alencar traz mais uma vez uma programação toda especial com doze horas de espetáculos, especialmente selecionados para fazer desse dia um acontecimento de cultura e lazer a todos que comparecerem. Neste mês o TJA traz uma programação alusiva ao abolição do escravo.
Gratuito.
Palco Principal
14h às 22h- Show Natura Musical
As bandas, com um repertório que mostra as matizes rítmicas e culturais do Brasil, sobe ao palco principal do TJA para gravar ao vivo um CD. Os oito grupos selecionados participaram do projeto entre os meses de outubro de 2005 a março de 2006, como:
02 maio 2006

O nome do grupo foi tirado de um folheto de cordel de Patativa do Assaré (que também vive na região). Aliás, eles usam e abusam da cultura local, reisado, coco, forró pé-de-serra, baião, maracatu cearense, literatura de cordel, entre outros e aproveitam o contato com mestres para aprender sobre as manifestações. O cordel ainda tem uma participação mais intensa, pois um dos integrantes, o vocalista Júnior Boca escreve e participa do grupo Cordelistas Mauditos.
Receberam dois prêmios em 2001. O prêmio recebido no Festival promovido pelo SESC ainda rendeu mais. Representaram o estado do Ceará na Mostra de música em Maringá e tiveram uma música inclusa no CD gravado ao vivo durante a mostra.
O grupo já se apresentou em vários estados do Brasil, como Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Neste último, além de fazer um show no SESC Ipiranga durante as festas juninas, os percussionistas do grupo deram uma oficina de música baseada nos ritmos da região do Cariri. Outro destaque foi a apresentação no Dragão do Mar, em Fortaleza, em janeiro de 2002. O percussionista "O" Rocha, do Mestre Ambrósio fez uma participação muito especial no show. No mesmo ano, saíram do grupo Ramon e Evaldo.
27 abril 2006
Desde 1999, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) vem oferecendo ao público atrações que valorizam a cultura brasileira e encantam o imaginário urbano.
A apresentação acontece no Anfiteatro, a partir das 20h. Os dois costuram a noite com um repertório sofisticado. Chico Buarque, Tom Jobim e de Aldir Blanc são alguns dos nomes que inspiram a dupla.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) prepara uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Dança, em 29 de abril. 17 abril 2006
LIBRAS é o idioma gestual utilizado pelas pessoas surdas. Este idioma possui estrutura gramatical própria e, no lugar das palavras, usamos os SINAIS. Os sinais são construídos a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. Saiba como adquirir o dicionário de LIBRAS. Não demora muito , eu recebi o meu em 1 mês. Aprenda mais adquira um e conheça esse mundo maravilhoso .
Para adquirir o dicionário digital de LIBRAS, escreva para :libras@sp.gov.br
Inclua em sua mensagem as informações abaixo :
Nome :Endereço :Bairro :
Cidade :Estado :Cep :
Telefone(s):
Endereço Comercial :
Área de Atuação :
Porque quero aprender LIBRAS?
E-mail Pessoal:
E-mail Comercial:
Vejam um pouco do trabalho que é feito nesse coral
http://fotolog.terra.com.br/maosqueencantam
12 abril 2006
*Madame Lee faz a festa

Para celebrar o aniversário da cidade, Rita Lee e banda no aterro da Praia de Iracema, hoje. A musa do rock brasileiro de todos os tempos virá com novos músicos (mas mantém seus amores, Roberto e Beto), e promete aos fãs uma farra do bem e da boa. Em entrevista por e-mail, Ritinha contou, em primeira mão, quem será a nova cantora dos Mutantes( Zélia Dulcan ).
*Presente de aniversário para Fortaleza

Fortaleza é a personagem principal de uma série de 12 cadernos publicados pelo O POVO a partir de amanhã, aniversário da cidade. “Fortaleza Revista” oferece um ponto de partida para se conhecer mais sobre as múltiplas faces dessa metrópole.
*Museu do Ceará

Fortaleza comemora 280 anos de fundação na próxima quinta-feira (13), em homenagem pela data a Secult, por intermédio do Museu do Ceará, realiza exposição “Placas e Plantas de Fortaleza."
Fortaleza comemora 280 anos de fundação na próxima quinta-feira (13), em homenagem pela data a Secretaria da Cultura, por intermédio do Museu do Ceará, realiza a exposição “Placas e Plantas da capital no século XIX e XX”, a partir de terça-feira (11), às 18 horas. Para o coordenador da exposição, Antônio Luiz Macedo e Silva Filho, “Placas e plantas são vestígios de uma história urbana: concretizações desse paradoxo moderno – o de marcadores espaciais que, a um só tempo, pretendem fornecer balizas seguras para a circulação e ingressam no cotidiano de fluidez e movimento das grandes cidades”.
Em Fortaleza, durante a maior parte do século XIX, não existia placas de rua na sua paisagem. A partir de 1865, a cidade ganha um traçado mais ordenado, recebendo nomes oficiais para seus logradouros, embora seus habitantes continuavam usando as denominações que a tradição popular havia legado. Por outro lado, as plantas das cidades não encontravam reproduções com facilidade como nos tempos atuais, que qualquer curioso tem acesso na internet plantas aéreas das metrópoles.
A exposição destaca exemplares de placas antigas, feitas de metal ou pedra sempre fixadas em muros e paredes, bem diferentes das atuais, confeccionadas em materiais leves e postadas nos mais diferentes locais. As plantas ganharam mobilidade, são portáteis, compactas e dobráveis. “Placas e Plantas, ambas se tornaram dispositivos de orientação indispensáveis do homem urbano nos seus deslocamentos pelas metrópoles”, destaca Antônio Luiz Macedo e Silva Filho.
Serviço:
Museu do Ceará: Rua São Paulo, 51 – Centro
Horário para visitação: terça a sábado (8h30min às 17 horas) domingo (09 às 17 horas)
Informações: 3101.2609
10 abril 2006

CAMPEÃO CEARENSE DE 2006!
O jogo começa nervoso, mas com a formação alvinegra tomando as iniciativas com os atacantes Reinaldo Aleluia e Vinícius, a rápida movimentação alvinegra confundia o posicionamento tricolor, o que colaborava muito para uma excelente performance dos marcadores do Ceará que conseguiram com sucesso na primeira etapa eliminar o ataque rival, que teve apenas uma grande chance de gol neste primeiro tempo com Rinaldo recebendo lançamento em profundidade, consequentemente havendo importante intervenção do goleirão Adilson.
Na volta do intervalo, o Fortaleza começa com o domínio da partida, a principal peça de ataque deles, Rinaldo, dá trabalho a defesa alvinegra, que logo depois aos 2 minutos vê Adilson fazer bela defesa após um perigoso chute de Dude. O joga torna-se mais aberto, por consequência mais emocionamente, Vinícius começa a se destacar com mais volúpia de jogo, é quando no meio tempo se inicía as substituíções da partida.

O GOL alvinegro se desenha após falha do meio campista tricolor Rabicó ao errar um lançamento, Aleluia sái com a bola dominada, carrega até a entrada da área quando rola para Vinícius dominar, ajeitar e fuzilar pro gol de Maizena, era o gol que dava o título ao Alvinegro mais querido, após grande pressão do adversário.

Helinho que entrara no lugar de Jorge Henrique com um leve toque manda a bola na trave e no rebote rola a bola para Arlindo Maracanã que isola por cima da meta tricolor. Logo após, torcida Alvinegra já grita é campeão. Adilson se consagra como paredão alvinegro. Fazendo um verdadeiro milagre no chute de Dude. O adversário se desespera e parte para cima. Nos minutos finais a torcida alvinegra grita olé... final Ceará campeão 1xFortaleza 0.

E o final da partida uma das pessoas que mais curtiu o heróico título, foi o presidente alvinegro EUGÊNIO RABELO, talvez, o mais carojoso dos últimos anos, afinal, sempre que o time assimalava uma derrota vergonhosa, era quem dava sua cara à bater. Eugênio subiu junto dos jogadores para comemorar, levantou a taça e deu voltas olimpicas ao redor do campo do Estádio Castelão. O Vozão termina o Campeonato com a mesma pontuação do rival, 42 pontos consquistados e confirmando o seu 39º título estadual. É Campeão! É Campeão.
Por Igor Fontenele.
Equipe Vozão.Com
07 abril 2006

O jovem Marinaldo, neto de Walter Macaúba e filho de Macaúba do Bandolim carrega nas veias a excelência rítmica do chorinho. Bandolinista de sangue e carteirinha, o músico se apresenta neste domingo no Espaço Rogaciano Leite Filho.
Neto e filho de peixe. Aos 20 anos de idade, Marinaldo Carmo da Silva impressiona platéias e afirma seu espaço nos palcos instrumentais brasileiros. Seu avô, Walter Macaúba, um chorão bandolinista nas horas vagas, influenciou o filho José Felipe Macaúba, um dos maiores talentos do bandolim nacional na atualidade. Com o ritmo das cordas correndo pelas veias, Marinaldo aprende a tocar bandolim aos 15 anos de idade, mas claro, já trazia de ouvido os acordes e vibrações do instrumento. Cresceu ao som de Jacob do Bandolim, Pixinguinha e dos banquetes harmônicos ofertados aos ouvidos de quem acompanhava as rodas de chorinho do pai. Sem muita demora, o jovem bandolinista torna-se profissional, integra grupos de chorinho de Fortaleza e acompanha músicos renomados como o maestro Tarcísio Sardinha. Com vasto repertório, Marinaldo do Bandolim, como foi apelidado o novo chorão, apresenta sua música neste domingo, 9 de abril, no Espaço Rogaciano Leite do Centro Dragão do Mar, às 19 horas.
O show oferece composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo, e dos cearenses Tarcísio Sardinha, Fabio Cláudio e de Macaúba. Acompanhado de Davi, no violão de 7 cordas, Luiz José no cavaquinho e Gildo no pandeiro, Marinaldo representa a nova gerações de instrumentistas que prima pela sobrevivência da boa música brasileira. “Queremos ajudar a imortalizar o choro”, explica o prodígio. Marinaldo comenta sobre a grande quantidade de músicos que gostam e desejam aprender o chorinho, mas os espaços de divulgação não comportam esse público. “Tem muita gente nova tocando bandolim, cavaquinho, pandeiro. Essa gente tem que ser ouvida. Eles precisam tocar, ensaiar e participar das rodas de chorinho”, enfatiza o jovem, que passou pelo grupo Choromingando, onde gravou CD, e pelo Grupo de Chorinho da Funcet, dirigido por Tarcísio Sardinha.
Atual integrante do grupo Samba da Gente, o bandolinista revela suas metas musicais e não esconde a idolatria pelo pai. “Quero gravar chorinho, tocar chorinho, viver do chorinho, mas sempre através das composições de meu pai. Quero divulgar as músicas dele”, orgulha-se. E o pai Macaúba, autodidata consagrado pela excelência técnica no domínio do bandolim, também mostrará sua virtuosidade ao público do Espaço Rogaciano Leite Filho. Porém, os independentes bandolinistas não dividirão o palco. É que Macaúba se apresenta no domingo seguinte, 23 de abril, data de nascimento do músico Pixinguinha, compondo o Mês do Choro, evento organizado pelo Dragão do Mar.
Serviço: Mês do Choro, evento em comemoração ao Dia Nacional do Chorinho, 23 de abril. Shows aos domingos de abril, no Espaço Rogaciano Leite Filho, às 19hs. Entrada Franca. Dia 9 – Marinaldo do Bandolim; dia 16 - Receita de Choro; dia 23 – Macaúba; dia 30 - Carlinhos Patriolino. Outras informações: (85) 3488.8600.
Programe-se.....
*CLÁSSICO DO FUTEBOL CEARENSE - CEARÁ x fortaleza
Dia :09/04 as 16:00Segunda partida da final entre CEARÁ e fortaleza . Onde o CEARÁ joga com vantagem do empate , pois ganhou a primeira partida po 1 x 0. Saldações Alvinegras.
*Hamilton de Holanda Quinteto
Dia :10 /04
Loca; Teatro José de Alencar
Horario : 21:00
O show faz parte da turnê de lançamento do CD BRASILIANOS, que é uma homenagem a música brasileira contemporânea. Com um repertório composto por músicas do bandolinista Hamilton de Holanda e releituras de Procissão de Gilberto Gil e Trenzinho do Caipira de Villa-Lobos.
R$10,00 (inteira)
*******************************************************************************
06 abril 2006

Salve Mestre Juca do Balaio.
Joaquim Pessoa de Araújo, o Mestre Juca do Balaio, era o mais antigo brincante em atividade no maracatu de Fortaleza, desfilou seu balaio de frutas tropicais, feito escravo de ganho entoando pregões, animou o carnaval de Fortaleza e contribuiu para a consolidação do maracatu como o mais legítimo representante da cultura tradicional do povo da capital cearense.

Nascido no dia 30 de janeiro de 1923, na cidade de Cedro, filho de Joaquim Pessoa de Araújo e Francisca Pessoa Lima, foi criado com o costume de participar constantemente dos folguedos populares, batendo perna para acompanhar e ver de perto reisados, bandas cabaçais, cantorias, caretas, dança de boi, queimação do Judas e dramas nos quintais e nas calçadas. Sua participação no carnaval de rua em Fortaleza, como brincante de maracatu, aconteceu pela primeira vez em 1939, com o Mestre Juca integrando o cordão de índios. Compositor e tirador de loas, desfilava como balaieiro no Maracatu Az de Ouro desde 1970, época em que, brincando no Maracatu Rei de Paus, reuniu-se a Zé Rainha e outros brincantes para realizar uma antiga vontade de Raimundo Alves Feitosa, o Raimundo Boca Aberta, e trazer de volta aos desfiles o Maracatu Az de Ouro, obtendo reconhecimento popular e emprestando sua larga experiência ao folguedo na confecção de fantasias, alegorias e adereços, além de criar temas, enredos e loas.

Em julho de 1997 foi homenageado como a grande personalidade do VIII Festival des Folclores du Bray-Dunes, região norte da França, onde esteve como convidado da delegação cearense que mostrou o maracatu na Europa, reunindo brincantes do Maracatu Vozes d´África e os artistas Calé Alencar, Descartes Gadelha, Sandra Veloso e Marcos Melo. Durante a excursão, Mestre Juca apresentou seus requebros e equilibrou seu vistoso balaio por várias cidades francesas, a exemplo de Bray-Dunes, Calais e Dunkerke, e também em Bruges, na Bélgica. Nesse mesmo ano recebeu o Diploma de Mérito Cultural da Fundação Cultural de Fortaleza, em solenidade realizada no Anfiteatro Lauro Maia, por ocasião do Dia Nacional da Cultura e da Ciência.Mestre Juca exerceu os cargos de presidente do Maracatu Az de Ouro e da Federação das Agremiações Carnavalescas do Ceará, época em que o carnaval de rua de Fortaleza deu um salto qualitativo sem precedentes e, ao final de sua gestão, em março de 2003, inaugurou a sede própria da Federação.
Mestre Juca do Balaio participou como compositor e tirador de loas em inúmeros espetáculos musicais, atuando ao lado de cantores, compositores e grupos musicais cearenses como Calé Alencar, Dilson Pinheiro, Pingo de Fortaleza e Maracatu Vigna Vulgaris, tendo registrado sua voz brejeira e suas loas nos discos Maracatus & Batuques, Olha o Meu Emblema e Cai Na Gandaia e Mestre Juca do Balaio, O Tirador de Loas, lançados pelo selo Equatorial Produções. Em 2003, ano da homenagem prestada pelo Maracatu Az de Ouro em plena avenida, comemorando os 80 anos de seu mais antigo brincante com o tema Mestre Juca do Balaio, Um Artista Cearense, Um Cidadão Brasileiro, criação de Calé Alencar, o mestre Juca recebeu do Governo do Estado título de mestre da cultura popular, representando os demais mestres cearenses, em solenidade no Palácio da Abolição.
Programe-se.....
*ALPHA BLONDY e ANDREAD JÓ
Dia: 07/04
Local: Biruta - Fortaleza-ce
Uma noite histórica de muito Reggae MusicAlpha Blondy(um dos maiores nome do Reggae Mundial) e ANDREAD JÓ(apresentando músicas novas já do segundo CD que está sendo gravado ) e também Banda Kayangaço e Dj Biruta
* ZECA BALEIRO
Dia :08/04
Local : Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro
Hora: 20:00 e 22:00
*CLÁSSICO DO FUTEBOL CEARENSE - CEARÁ x fortaleza
Dia :09/04 as 16:00
Segunda partida da final entre CEARÁ e fortaleza . Onde o CEARÁ joga com vantagem do empate , pois ganhou a primeira partida po 1 x 0. Saldações Alvinegras.
*******************************************************************
03 abril 2006
Conheçam mais sobre essa cidade chamada FORTALEZA
Praça do Ferreira (antes)
Fortaleza que se instalava a 13 de abril de 1726 nascia com os atributos reais de promover o aumento da Capitania do Ceará Grande, de administrar justiça aos seus moradores e de cuidar do bem-comum, guardando em tudo as ordens e fiel vassalagem d'el-rei, seu criador.Edificada sob as graças de Nossa Senhora da Assunção e já considerada bela pela sua fortuna topográfica, Fortaleza haveria de firmar-se como uma fada urbana, capaz de encantar por seus contornos de sua privilegiada natureza.Com o passar do tempo, descobria-se outro atributo estético de Fortaleza: o de musa inspiradora dos poetas e musicistas nascidos em seus berços esplêndidos ou vindos de outras terras, atraídos pelas suas nuances tropicais e pela sua vocação hospitaleira.

Praça do Ferreira ( hoje)
...Banhada pelo sol o ano inteiro, a orla é adornada por areias brancas e macias, e belos coqueirais. Essa paisagem também é usufruida dos edifícios e hoteis elegantes da avenida beira-Mar...A loira desposada do sol crescente evoluiu em todos os sentidos, mas continuou insinuante e cada vez mais bela, seduzindo o turista pela sua formosura e atraindo os homens de negócios pelas suas potencialidades econômicas.O visitante que chega a Fortaleza, hoje uma metrópole com 2 milhões de habitantes admirada por turistas do mundo inteiro, dificilmente imagina que, em seus primórdios, ela parecia ter poucas chances de evoluir.Enquanto Capitania, O Ceará não recebia atenção alguma. Sua ocupação de fato foi iniciada por Martim Soares Moreno, o capitão português que serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance "Iracema" de José de Alencar
Programe-se.....
*ALPHA BLONDY e ANDREAD JÓ
Dia: 07/04
Local: Biruta - Fortaleza-ce
Uma noite histórica de muito Reggae MusicAlpha Blondy(um dos maiores nome do Reggae Mundial) e ANDREAD JÓ(apresentando músicas novas já do segundo CD que está sendo gravado ) e também Banda Kayangaço e Dj Biruta
* ZECA BALEIRO
Dia :08/04
Local : Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro
Hora: 20:00 e 22:00
*CLÁSSICO DO FUTEBOL CEARENSE - CEARÁ x fortaleza
Dia :09/04 as 16:00
Segunda partida da final entre CEARÁ e fortaleza . Onde o CEARÁ joga com vantagem do empate , pois ganhou a primeira partida po 1 x 0. Saldações Alvinegras.
*******************************************************************
27 março 2006
*********Teatro José de Alencar************
Em 1904, na segunda administração de Nogueira Acioli , é oficialmente autorizada a construção do Theatro José de Alencar através da lei 768, de 20 de agosto.
Porém, passaram-se ainda quatro anos para as obras começarem, exatamente no dia 06 de junho de 1908, quando toda a estrutura metálica já se encontrava em Fortaleza e foi apresentada em praça pública numa grande exposição. As peças metálicas vieram de Glasgow, na Escócia, importadas pela Casa Boris e fundidas pela Walter Mac Farlane & Companhia.

O Theatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente no dia 17 de junho de 1910, com a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pelos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge. Na praça, rodas de fogo, morteiros, foguetes e girândolas num verdadeiro milagre pirotécnico, abrilhantavam a festa. No início do século, ao fazer o projeto arquitetônico do Theatro José de Alencar, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro - jardim.Mas o jardim mesmo só foi construído anos depois da festa de inauguração, na reforma de 1974 a abril de 1975. Ele ocupa todo o espaço vizinho ao Theatro, pelo lado leste, onde havia antes um prédio que primeiro abrigou o Quartel de Cavalaria e em seguida o Centro de Saúde. Foi demolido em 1973.

Um novo prédio foi incorporado ao Theatro José de Alencar na reforma de 1989 a 1990. Identificado como anexo, o prédio situa-se no lado oeste, logo atrás da antiga sede da Faculdade de Odontologia. Possui 2.600 metros quadrados e dois pavimentos, com acesso independente pela rua 24 de Maio
*****************************************************************************
20 março 2006

José de Oliveira nasceu cego e aprendeu a tocar rabeca com o pai.
O Projeto Pixinguinha aporta em Fortaleza neste mês de março para animar o público com o bom samba do grupo carioca Jongo da Serrinha, do músico mineiro Tavinho Moura e do sambista Xangô da Mangueira. O show acontece na quinta-feira, 23, no Anfiteatro do Dragão do Mar, às 20 horas. Especializado em resgatar a cultura ancestral afro-brasileira, o Jongo da Serrinha difunde ritmos de origem angolana, como jongo, lundu e umbanda. Já Tavinho Moura, integrante do Clube da Esquina, movimento que no início dos anos 70 projetou nomes como Milton Nascimento e Beto Guedes, é dono de um repertório prolífico. Figura lendária do samba carioca, Xangô da Mangueira é um dos principais integrantes da Velha-Guarda da Mangueira, e já teve suas músicas gravadas por Clementina de Jesus, Clara Nunes e Martinho da Vila.
*Jorge Vercillo na Praça Verde
O cantor e compositor Jorge Vercillo volta a Fortaleza para apresentar o show Signo de Ar, dia 24 de março, na Praça Verde do Dragão. Esse é o sexto trabalho de Vercillo e que, segundo o próprio artista, suas composições foram “nascendo na estrada”, durante as turnês de apresentações em 2004. Signo de Ar é uma a renovação da sonoridade do cantor. No CD homônimo, dez faixas revelam um repertório variado, do dançante à MPB tradicional. Produzido por Torcuato Mariano e DJ Memê, o cd traz programações eletrônicas e rock, além das parcerias com Ana Carolina, Dudu Falcão e Nico Resende. No show, o cantor traduz essas interpretações e promete um agradável reencontro com o público de Fortaleza. A abertura do show ficará a cargo de Cacau Brasil.
16 março 2006
- Siará Hall
Simone*18 de março Show: Siará Hall - Fortaleza, CE
31 de marçoShow: Centro Cultural -Goiania, GO
01 de abril Show:Grêmio Náutico- Porto Alegre,RS
- Teatro José de Alencar
Palco Principal
Telemar Grandes Espetáculos
Dias 17,18 e 19 de março. Horário:21 h
Apresenta “Amo-te” (VOCÊ NUNCA AMOU ALGUÉM TANTO ASSIM), com os atores Danielle Winits e Daniel Dantas. Direção: Mauro Mendonça Filho
É o mais recente texto de Marcelo Rubens Paiva, escritor e dramaturgo paulista, ganhador do Prêmio Jabuti com os livros Feliz Ano Velho, Moinho Santista, e Shell de Teatro do RJ com os atores globais Danielle Winits e Daniel Dantas. O espetáculo começa quando Carol, ex-atriz, que abandonou tudo para virar professora de espanhol, apanha do marido e pede ajuda ao ex-namorado, Dan, um dramaturgo em ascensão no meio.
R$ 40,00 (demais lugares)
R$ 30,00 (torrinha)
- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Voz e Violão de João- O Projeto MPB Petrobrás traz ao Anfiteatro do Dragão do Mar o show João Bosco Voz e Violão, que acontece dia 18, às 21h, e 19, às 20h. O repertório revela traços da rubrica pessoal do músico através de composições consagradas da música popular brasileira. Basta a intuição de João para costurar o tempo com letras simples e arranjos sofisticados. A reflexão, logicamente, faz-se necessária nesse trilhar melódico, mas a grande inspiração é despertada pelo dedilhar do violão e pela harmonia do público.
- Mucuripe Club
- LANÇAMENTO DO CEARÁ MUSIC 2006 COM KID ABELHASÁBADO - 18/Mar
ATRAÇÕES: KID ABELHA e Leela na Arena e Banda Macula na Alfândega. Na Usina: CHRIS DB, SickBoy, Diego Grecchi, Toni MZT e Inge, além do VJ Mathias, Na Soul tem DJ Titio e João Luis!
Horário: 21:30Vendas: Mucuripe ClubCensura: 16 Anos Informações: 3254-3020
- Estádio Castelão(futebol, uma das minhas paixões)
CEARÁ x fortaleza
Dia 19/03
Horário 16:00
******************************************************************************
13 março 2006
Dada a l
argada para o Festival de Esquetes de Fortaleza - um dos mais importantes salões da cidade que revela novos talentos dos palcos.A décima edição do Fesfort, prevista para acontecer de 22 a 29 de abril, está com inscrições abertas e homenageia a trajetória da atriz e presidente do Sindicato dos Artistas / SATED, Jane Azeredo (foto). Um grande ser humano e com uma linda história a contar... Merecidíssimo! Parabéns, gaúcha, que é a legítima Dama do Teatro Cearense!
Informações no Teatro da Praia ou pelo telefone 3219-9493.
Programe-se....
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
- Voz e Violão de JoãoO Projeto MPB Petrobrás traz ao Anfiteatro do Dragão do Mar o show João Bosco Voz e Violão, que acontece dia 18, às 21h, e 19, às 20h. O repertório revela traços da rubrica pessoal do músico através de composições consagradas da música popular brasileira. Basta a intuição de João para costurar o tempo com letras simples e arranjos sofisticados. A reflexão, logicamente, faz-se necessária nesse trilhar melódico, mas a grande inspiração é despertada pelo dedilhar do violão e pela harmonia do público.
- Cia Stigma apresenta CabeçasUm corpo impaciente, explorador do espaço cênico. Partindo da pesquisa sobre a loucura e suas vertentes, a Cia Stigma sobe ao palco do Teatro do Dragão do Mar no dia 15 de março com o espetáculo Cabeças, às 20h.
- Lançamento do ForcaosA Associação Cultura Cearense do Rock (ACR) e o Núcleo – ACR Maracanaú lançam a VIII edição do Forcaos. O evento, que acontece dia 17 de março no Anfiteatro do Dragão do Mar, a partir 19 horas, conta com a participação de nove bandas cearenses. Entre elas estão Alegoria da Caverna, Piron Heron, No Fake e Versos do Avesso. O encerramento do Forcaos é realizado dia 24 de março também no Anfiteatro com a apresentação de mais oito bandas locais.
Centro Cultural Banco do Nordeste
- E pensar que tudo isto é oco!
Dias 16 e 17 (12:00, 15:30 e 18:30) Texto e Direção: Fernando LiraRealização: Cia do Oco Comédia. Imagine que todas as certezas são ocas! O que seria de nossas vidas? É neste estado conflituoso, descrente de tudo e de todos, que se encontra Miguel Travoso, um sujeito deprimido à beira do suicídio, quando de repente chega em seu apartamento uma misteriosa mulher, Roberta Simpson, propondo-lhe algo maravilhosamente inusitado, que poderá mudar-lhe a vida...ou a morte! 60min. (Gratuito)
- Engodo
Dias 23 e 24 (12:00, 15:30 e 18:30)
Textos: Yuri Yamamoto, Rafael Martins e Rogério MesquitaDireção: Yuri YamamotoRealização: Grupo Bagaceira O espetáculo é feito de histórias curtas onde os tons cinza, preto e branco predominam numa linguagem que traduz o lado grotesco dos seres urbanos em textos que dissecam a paranóia dos dias atuais, sempre usando o humor negro e sarcástico, uma marca do Grupo Bagaceira de Teatro ao longo dos seus seis anos de existência. 60min. (Gratuito)
- As Bondosas
Dias 30 e 31 (12:00, 15:30 e 18:30)
Texto: Ueliton RoconDireção: Ueliton Rocon e Mirelle Freitas Realização: Cia de Teatro Lua
Astúcia, Angústia e Prudência são três carpideiras (mulheres que acompanham funerais, pranteando os mortos) encarregadas de velar o corpo da filha mais jovem de uma família aristocrática. Perplexas diante das situações incomuns com que vão se deparando no decorrer do velório, acabam se confrontando com surpreendentes revelações sobre si mesmas. 60min. (Gratuito)
05 março 2006
Originou-se em Fortaleza, Ceará, em 1997. A banda utiliza ritmos brasileiros, como o baião, o côco, o sambafunk e o maracatu, tendo o swing como forte característica de sua música. Passeia também pelo jungle, drum’n bass e dub. A banda tem uma pegada forte e pesada, gerada pela riqueza percussiva de seu som. O tempero das flautas remete o ouvinte a um forte sentimento de brasilidade.
O SoulZé investe há seis anos num repertório próprio, de letras fortes, cuja temática é social, permeadas de questionamentos sobre a realidade.
ENTREVISTA
Muringa ( na foto ao lado)
MP3: Quando e como a banda foi formada?
MURINGA: Formamos o Soulzé meio que por acidente. Eu e o Simon (antigo guitarrista) íamos à praia todos os finais de semana, tomar uma cerveja, ver as maravilhas da natureza, enfim... Ele tinha um primo, o Felipe, que morava muito próximo à Praia do Futuro e aí, pós-praia, pós-cervas, íamos pra casa do Felipe, que era baterista. Aí se deu o trio embrionário do Soulzé, que, até aí, era só brincadeira.
Quando entrou o Magno (primeiro vocalista), vimos as primeiras composições e nos animamos, pois sabíamos que havia química ali, bicho. O interessante é que no inicio do Soulzé, essa relação com a cultura popular, manifestações nordestinas etc, ainda era tênue. Com o advento do Manguebeat, identificamos que a sonoridade que procurávamos estava ao nosso redor. Era o nosso mundo do nordeste mesmo. Isso era 1997. E, com certeza, o grande insight do movimento encabeçado por Science foi o de mostrar o Brasil aos Brasileiros.
MP3: Por que “Soulzé”?
MURINGA: A banda mudou muito e ficou sem nome até 1998. Procuramos muito por um nome que estivesse relacionado com o que estávamos fazendo naquela época. Era bem nítida a influência do nordeste, não só na nossa música, mas também na atitude e na nossa maneira de vestir e pensar. Daí, novamente num domingo de praia, irrigando o miolo com uma cerva, veio a idéia: Soulzé. O ser Zé (que é a identidade nordestina), somado ao trocadilho Soul, mãe dos ritmos negros. Perfeito.
MP3: Por que vocês decidiram se mudar do Ceará para São Paulo e como foi essa mudança para a banda?
MURINGA: Até aí tem muito chão. Foram 6 anos no Ceará. Fizemos todo o circuito, inventamos circuitos e criamos novas oportunidades por lá. Encabeçamos o Movimento Cabaçal, que, com certeza, foi a coisa mais significativa para a cultura musical alternativa do estado, depois daquele Pessoal do Ceará (final da década de 70 e início de 80): Fagner, Belchior, Ednardo...
Congregamos bandas e fizemos eventos com bandas locais para 10.000 pessoas. Todo mundo ficava perguntando "quando vai ser o próximo Movimento Cabaçal??!!" (o evento). Isso era muito positivo, especialmente pra mim, que fui um dos pioneiros do movimento, fundamentava-o e planejava os eventos... Enfim, trilhamos um caminho bonito, em prol da cena do estado.
Em julho de 2003, recebemos uma ligação. O pessoal havia adorado o material que havíamos enviado para o (SESC) Pompéia e fomos convidados a participar de um evento chamado Prata da Casa SESC Pompéia. Aí, vem mais um capitulo interessante da nossa história.
Essa viagem pra São Paulo foi simplesmente uma loucura, bicho! A viagem foi completamente independente. Singramos 16.000 km de Brasil, numa van com 11 machos. Fizemos 13 shows: Brasília, Cuiabá, Campinas, Americana, São Paulo... Viiiiixe... Foi bem legal. E foi nessa trip, com o reconhecimento do público, que pegamos ar pra vir pra cá.
Voltamos dessa primeira tournée na segunda quinzena de novembro de 2003. Em dezembro, o pessoal do (SESC) Pompéia ligou novamente, dizendo: "hey, cara, sabe aquele show que vocês fizeram aqui? Pois é, foi eleito um dos 10 melhores do ano! Vocês estão na mostra do Pompéia".
Aí, eu pensei: “caramba, e agora? Como faremos pra ir!?”. Porque, se você pensar bem, tirar uma galera do Ceará, com transporte, equipamentos e o caralho é foda! Fiquei eboluindo... Como ia fazer pra ir novamente? Então, a solução foi vir pra ficar de vez, pois era uma ótima oportunidade e casava também com o ideal de todo mundo. Os 7 integrantes do Soulzé queriam muito essa vida (de quebra, ainda arrastamos o nosso roadie conosco).
Tinha também outra questão. Quando viemos em 2003, algumas entidades patrocinaram a gente. Conseguir um segundo patrocínio era viável, mas um terceiro seria impossível, por isso não quis optar pela terceira chance e preferi pegar a segunda. Então, da segunda vez, a gente veio pra ficar.
MP3: Você é um grande estudioso da música nordestina e, inclusive, o próximo disco do Soulzé será uma homenagem aos 60 anos de existência do baião. Fale um pouco sobre isso.
MURINGA: Tenho uma grande admiração pela música feita no Nordeste, em todas as épocas. O baião é só uma delas, mas, com certeza, é o protagonista dessa história, visto que foi com este gênero que a musica nordestina se popularizou pelo Brasil e se tornou celeiro de produção mundial nos dias de hoje.
Venho lendo e estudando há 9 anos, tudo informalmente. Resolvi organizar o que venho aprendendo e concluindo, e juntamente com o Xavier, Marcos e Vital, formamos uma oficina (OFICINA DE PERCUSSÃO E HISTÓRIA DA MÚSICA NORDESTINA), onde eles ministram a seção de Percussão Nordestina e eu procuro contar um pouco da evolução dessa música. É um grande trabalho de apresentação do nosso próprio país às pessoas. Muita gente não sabe o potencial cultural do nosso Brasil.
Adoro fazer com que as turmas em que palestro fiquem entusiasmadas em descortinar esse imenso e grandioso universo, caleidoscópio colorido que é a musica do Nordeste, assim como a música brasileira em geral. O estudo também serve como fonte inspiradora, pois amamos escutar Luiz Gonzaga, Quinteto Violado (!!!), Quinteto Armorial e os novos sons do Nordeste.
A idéia do disco em homenagem ao baião surgiu de um projeto paralelo ao Soulzé, chamado Luiz Elétrico, que tocamos há três anos. É um projeto massa! Fazemos versões do Luizão, Quinteto Violado, Gil, João do Vale... Tudo na nossa pegada, lógico. Guitarras borduadas, o superswing do baixo, uma flauta verde-amarela....só vendo! Com a evolução desse projeto, decidimos gravar os 60 anos de Baião.
MP3: Quando o CD será lançado e quais as principais diferenças para o Lab SZ, que estamos disponibilizando para download gratuito?
MURINGA: Ainda não sabemos quando o disco será lançado, mas deve ser no final do segundo semestre do ano. A diferença fundamental é que serão versões, enquanto o Lab SZ só tem composições nossas. Também estamos trabalhando, há um ano, em músicas novas pro Soulzé. Queremos lançar um CD autoral em 2007.
MP3: O Soulzé deve fazer um tour pela Espanha este ano, né? MURINGA: Talvez em maio. Estamos esperando o cartão verde do nosso agente na Espanha para planejarmos o resto da trip. Devemos tocar em várias salas culturais de outros países, como Alemanha, Portugal e França. Queremos levar conosco, além do show, as oficinas brasileiras.
O Gil (nosso flautista) também ministra uma Oficina de Pífanos e o Demétrius ensina o Contra-baixo brasileiro. Ensejamos que nossa missão tenha realmente um caráter cultural representativo do nosso povo. Vamos colocar os gringos pra tocar o Brasil – literalmente (risos).
MP3: E o clipe?
MURINGA: O clipe de “Cabelo”, feito pelo Bijari Studio (SP), foi selecionado para o RECFEST, uma mostra mundial de clipes, no final de 2005. Ele (o clipe) está circulando pelo Brasil. Investimos nas redes televisivas independentes, pois assim não precisamos pagar jabá pra mostrar nossa arte. E esse segmento já encontra público fiel. “Cabelo” também foi televisionado pela MTV algumas vezes, mas lá o game é diferente, né?
MP3: Indique 4 bandas/artistas independentes (ou que não façam parte do mainstream) que você goste.
MURINGA: Eddie (PE), Bonsucesso Samba Clube (PE), Wado (AL) e Dr. Raiz (Ceará).
MP3: Existe alguma história curiosa ou fato engraçado ocorrido durante viagens, shows, ensaios ou gravações da banda?
MURINGA: (gargalhadas) Muitos, cara, muitos!!! De estrada, tem um ótimo: quando viemos em 2003, tocamos em uma festa da fantasia em Americana,...Conhecemos o Técnico de som do nosso palco, cuja alcunha era Bam Bam...O cara tinha tipo 1m90 e pesava uns 120 Kg, sério.
Não sei o que houve, mas ele ficou completamente afeiçoado pela gente e pelo som e no meio da conversa lançou um “ô, maaaano! Deixa eu ir embora com cês?! Não, na boa maaano! Faço o trampo na maior. Cês tão sem téNico mesmo. Leva eu ai, maaaano!”...e a gente não acreditava que o cara estava falando sério.
Bom, ai, fomos a última banda a tocar na festa, de forma que quando findamos o show, lá pelas 5 da matina, não é que me vem o cara com mochilinha pronta e tudo. “ô, maaaaano – tô de boa! Vamo nessa! Meus pano tão aqui! To instigadaço pra encarar essa trip!” E a gente ria, cara! In(felizmente) não deu mesmo pra levar o Bam Bam, mas aqui vai um abraço pra ele...
MP3: (risos) Nesses tempos de Big Brother, tem gente que faz de tudo pra mudar de vida e alcançar a fama...
MURINGA: Pois num élvis? (risos) Mas, com certeza, há uma grande atração e curiosidade das pessoas por esta vida que uma banda leva.
MP3: Onde foi o primeiro show da banda e como foi a recepção do público?
MURINGA: Cara, o primeiro não, mas o segundo show da gente foi no saudoso Skol Rock, em 1998. Era um festival competitivo e ficamos em terceiro lugar. O Surto foi quem levou, e os caras ainda não eram conhecidos... Faz tempo. Foi ducaralho, cara! Nosso segundo show e a gente já tocando pra 10.000 pessoas! A recepção do público foi boa. Até hoje eu lembro de uma banda muito boa que tocou lá, chamada Cuidado Com o Cão (PB).
MP3: E o 1º show, foi tão ruim que você quer esquecer? (risos)
MURINGA: Não, não, não... O primeiro show também foi cool! Foi lá no Peixe Frito, em Fortaleza (CE). Muito legal mesmo. É um galpão e atelier de um amigo nosso que deu uma força enorme, pois nos deixou ensaiar lá por dois anos. Quanto ao publico, tinha pouca gente. Lembro que a minha mãe foi e disse: "filho, que musica é essa?! pelo amor de deus!!!" (gargalhadas).
OUÇA AQUI !!!!
Confiram os shows , quem estiver ou for para São Paulo poderá conferir !!!!
*****************************************************************
***********************************************************
02 março 2006
23 fevereiro 2006
* * * * * * * * S E R R A S P A R A O C A R N A V A L * * * * * * * *
Nos quatro cantos do Ceará
Maracatu, trio elétrico, desfiles de blocos, mela-mela, shows, bailes, forró, frevo, funk, axé, techno, jazz, blues... O carnaval no Ceará tem opções para todos os gostos. Até para quem não gosta da agitação da época.
- Guaramiranga :Alternativa para fugir da folia é o VII Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga, de 21 a 28/02. Assim mesmo, haverá uma programação voltada para resgatar o carnaval família da cidade. A rede hoteleira está praticamente cheia, mas ainda há opções incluindo camping.

- Ubajara: é conhecida por abrigar o menor Parque Nacional do País. Ele foi criado em 1959 e está a 847m acima do mar. Lá a vegetação varia desde a Caatinga do Cerrado até espécies da Floresta Equatorial, possui clima serrano com temperaturas que varia de 18 a 25° C. A mistura de ritmos vai marcar o carnaval deste ano. Haverá desfile de blocos com bonecos, frevo e maracatu pela manhã. À noite, bandas garantem a animação com muito axé, samba e pagode

- Viçosa do Ceará: O X Viçofolia será animado por várias bandas no período de 25 a 28. Haverá também blocos oficiais e alternativos. À noite, o point será entre as praças General Tibúrcio e Clovis Beviláqua.

- Ibiapina: tem balneários, cachoeiras e fontes d'água, a constituírem atrativos naturais que a todos encantam. Entre as cachoeiras, temos a do Sítio Baixão, do Pajé, da Ladeira, do Galo, Curimatã e Buraco do Zeca. É não é só de cachoieras que se resume Ibiapina, tendo ela um atrativo para o Ecoturismo, praticado através de trilhas ecológicas (geralmente é o caminho que leva às cachoeiras), onde você pode sentir a natureza de perto.

- Carnaubal : Dos atrativos naturais de Caranubal podemos citar a Cachoeira dos Espanhóis, que nos revela uma bela paizagem perfeita para quem ama a natureza.

- Baturité : O lugar é ótimo para se fazerem trilhas ecológicas, caminhadas que fazem bem ao espírito, onde podemos sentir de perto a natureza, respirando um ar puro, longe do stress das cidades grandes. Em meio a bela paisagem, encontramos as Cachoeiras da Volta, do Frade, do Perigo e do Jordão. Existem ainda os Poços da Moça e da Panela.

Algumas dicas senão der certo para esse caranaval , venha na semana santa, nas férias de julho , dezembro . Seja lá quando vier tenho certeza que ira adorar. Espero que tenham gostado do pequenino passeio pelo meu Ceará.
* Na postagem abaixo tem praias ( veja)
************************************************************************************








